BSPF - 02/05/2015
Portaria já publicada no Diário Oficial da União prevê
acesso aos dados apenas pela internet. Economia prevista alcançaria R$ 40
milhões
A Secretaria de Gestão Pública (Segep) do Ministério do
Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) informa que o cancelamento da impressão
de contracheques é uma providência que tem por finalidade exclusiva eliminar
custos com papel e gerar economia aos cofres públicos. A expectativa é de
economizar R$ 40 milhões por ano com a medida. O cancelamento da entrega dos
contracheques pelos Correios não interfere em nada no recebimento dos
vencimentos.
A única consequência da medida, para servidor, aposentado ou
pensionista, será que, sem criar uma conta de e-mail e sem cadastrar esse
endereço eletrônico no Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos
(Siape), não será possível visualizar o comprovante de rendimentos pela
internet. Neste caso, toda vez que precisar, poderá comparecer ao seu órgão de
origem para solicitar o documento.
Pelas novas regras, o contato de e-mail do servidor ou do
beneficiário precisa estar cadastrado no Siape. Com esta providência, o
comprovante de rendimentos poderá ser obtido via sistema no Portal de Serviços
do Servidor.
Conforme a Portaria 73/2015, publicada no Diário Oficial da
União no último dia 7 deste mês, a extinção dos comprovantes impressos será
realizada de forma escalonada a partir de maio. Primeiro, alcançará os
servidores e empregados ativos, policiais militares oriundos dos ex-Territórios
Federais, estagiários, médicos residentes e contratados temporários. Em junho,
será a vez dos servidores aposentados e beneficiários de pensão, que já possuam
endereço de correio eletrônico cadastrado no Siape.
Por fim, para os demais servidores, aposentados, pensionistas,
bem como anistiados políticos, os contracheques serão impressos até o mês
seguinte ao cadastramento do e-mail pessoal no sistema. Quem tiver dúvidas deve
procurar a sua própria unidade de recursos humanos.