quarta-feira, 17 de junho de 2015

É mais vantajoso ser servidor do governo


Alô Brasília     -     17/06/2015




Comparação Média salarial em empresas é menor que na administração pública

Empresas pagam salários médios mais baixos do que órgãos da administrado pública e entidades sem fins lucrativos. A conclusão está no Cadastro Central de Empresas de 2013, divulgado ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O documento analisa informações cadastrais e econômicas de empresas e outras organizações formalizadas no país incluídas no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, da Secretaria da Receita Federal.

As empresas respondem por 89.9% do conjunto analisado pelo Cadastro Central de Empresas, as da administração pública por 0.4% do universo da pesquisa e as entidades sem fins lucrativos por 9,7%. Apesar disso, em 2013, os salários médios pagos pelo setor privado ficaram em RS 1.889. enquanto na administração pública a média foi R$ 2.987 e nas demais entidades, R$ 2.016.

O pesquisador do IBGE e gerente da pesquisa, Francisco Marta, disse que uma das explicações para a diferença é que nas empresas há mais pessoas ocupadas sem nível superior.

Francisco Marta destacou que os órgãos da administração pública empregam 17,5% do pessoal ocupado total, mas predominam os empregados com curso superior. "A justificativa pelos salários mais altos e que elas estão inseridas em atividades que estão preponderantemente em área de regulação e de fiscalização e que também têm predominância de pessoas com nível superior, o que explica um pouco essa diferença entre as entidades empresariais e as da administração pública."


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra