sábado, 31 de outubro de 2015

Dia do servidor público sem comemorações


BSPF     -     31/10/2015




Pelo menos neste 28 de outubro, diga a cada um dos cidadãos que você encontrar nos órgãos públicos em todos os cantos do Brasil: muito obrigado! Você, servidor público, é importante para o Brasil e para a cidadania!

Neste 28 de outubro, o calendário registra o Dia do Servidor Público. A data foi instituída no governo do presidente Getúlio Vargas, quando da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 1937, e referendado em 1939, quando editado o Decreto-Lei 1713, que dispunha sobre o Estatuto dos Funcionários Públicos da União.

Mas este Dia do Servidor Público chega a 2015 em um duro cenário para a classe. Não há, lamentavelmente, o que comemorar. Em diversos estados e, em especial, na União, há sinais de um arrocho sem precedentes e um quadro de falta de perspectivas.

Imerso em uma crise por ele mesmo criada, agravada pelo período recessivo da economia mundial, o governo federal também encontrou, mais uma vez, para dar sua parcela de contribuição para este descalabro, um “bode expiatório” nada original: o conjunto dos funcionários públicos.

É extremamente fácil usar como instrumento de obtenção de superávits fiscais ou de ajuste das contas públicas a aplicação de torniquetes na folha de salários. Transferir parte da conta dos próprios erros para os servidores é uma das medidas do atual governo.

A fixação, sem negociação, de um percentual de reajuste (5,5%) que agrava as perdas acumuladas de quase 30%, a transferência do reajuste salarial para agosto de 2016, a suspensão dos concursos públicos e o fim do abono de permanência, mostram que os atuais ocupantes do Palácio do Planalto estão cada vez mais empenhados em desprestigiar e desmotivar os cidadãos que, em guichês, escrivaninhas, salas de aula, postos de saúde, nas fronteiras, em todos os lugares, prestam serviços à população em geral.

Ao invés de serem valorizados e incentivados para mais e melhor trabalharem em benefício de toda a sociedade, os cerca de 10 milhões de pessoas que atuam no serviço público nas diversas esferas de governo em todo o país são espezinhados a todo o momento, como se não tivessem cumprido rigorosos programas de acesso através de concursos públicos, como se não se dedicassem diuturnamente a representar, na linha de frente, os diversos governos que se sucedem.

Vilipendiam a todo momento sua imagem, como se fossem corporações a serviço pessoal e não a serviço da comunidade. Mas esta é uma grossa inverdade!

Pelo menos neste 28 de outubro, diga a cada um dos cidadãos que você encontrar nos órgãos públicos em todos os cantos do Brasil: muito obrigado! Você, servidor público, é importante para o Brasil e para a cidadania!

Vilson Antonio Romero: Jornalista, auditor-fiscal, diretor da Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e presidente da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Anfip); vilsonromero@yahoo.com.br

Fonte: Diap


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra