quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Ministério da Justiça economiza R$ 2 milhões em 2015 com tramitação eletrônica de documentos


BSPF     -     14/01/2016




Órgão foi um dos primeiros a implantar o SEI na Esplanada

O uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) no Ministério da Justiça (MJ) gerou redução de R$ 2 milhões nos gastos do órgão em 2015. A economia foi calculada a partir da diminuição dos valores nos contratos para aquisição de papel, serviço de postagem, impressão e transporte. Os dados foram divulgados, nesta quarta-feira (13), durante a cerimônia de comemoração de um ano de implantação do SEI no ministério.

Na abertura do evento, o secretário executivo do MJ, Marivaldo de Castro Pereira, colocou o sistema como o grande marco de inovação, revisão de processos, participação e busca de eficiência vivenciado no órgão. “O Ministério da Justiça abraçou o SEI. Talvez seja uma das políticas de maior unanimidade entre os servidores porque trouxe uma melhoria de trabalho muito grande, aumentou a agilidade dos processos, aumentou a transparência, melhorou o ambiente de trabalho”, completou Marivaldo.

De acordo com o secretário executivo, o sistema foi implantado no órgão em apenas três meses. No período, a equipe técnica do ministério trabalhou para ajustar a estrutura para a implementação e também para sensibilizar os demais servidores. “Foi um período muito importante para trabalhar com os servidores. Era impressionante o retorno que eu tinha deles”, comemora Marivaldo.

Para o secretário adjunto de Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), Fernando Siqueira, é fundamental o apoio da alta administração para o sucesso da implantação do SEI nos órgãos. “A secretaria está consolidando os dados de redução de gastos nos órgãos que já implementaram o sistema”, complementa Siqueira.

PEN

O SEI é uma das três ações no âmbito do Processo Eletrônico Nacional (PEN). Desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), a solução é cedida gratuitamente para os órgãos públicos do Executivo Federal. Esse processo de cessão é coordenado pelo MP. Ao todo, 133 órgãos já estão envolvidos com o projeto.

Além do sistema, o PEN é composto pelo Protocolo Integrado e pelo Barramento SEI. Instituído pela Portaria Interministerial nº 2.320, o Protocolo Integrado tem o objetivo de tornar mais ágil e transparente o acesso às informações de tramitação de documentos nos órgãos públicos para a sociedade. Os dados sobre o andamento dos documentos tramitados no SEI serão incorporadas à ferramenta, contemplando os processos gerados tanto por cidadãos quanto aqueles iniciados pelo órgão público.

Já o Barramento SEI servirá para integrar o sistema com outras soluções de processo eletrônico utilizada pelos órgãos. A nova ferramenta está em fase de testes pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) e deve ser lançada ainda neste primeiro semestre.

Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra