sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Dia do Policial Legislativo


Jornal de Brasília     -     19/02/2016




Representantes da Polícia legislativa do Senado, da Câmara dos Deputados, de assembleias legislativas, e da Câmara Legislativa do Distrito Federal defendem a criação do Dia do Policial Legislativo, a ser comemorado em 23 de junho. O assunto foi debatido em audiência pública na Comissões de Educação, Cultura e Esportes, nesta semana, no Senado.

Homenagem

Ideia do senador  Dário Berger (PMDB-SC), para quem a data é uma “homenagem ao profissional que personaliza uma conquista tão cara ao livre e normal funcionamento de um dos Poderes do Estado, portanto, à defesa da democracia”. 

Pilar da independência

Para a escolha da data de 23 de junho, o senador se inspirou na Revolução Francesa. Ele explicou que nesta data, no ano de 1789, a Assembleia Nacional francesa foi cercada pelo regimento da guarda do corpo real, liderada pelo próprio rei Luís XVI, sob o pretexto do proteger o parlamento. Mas os membros das assembleia interpretaram como um ato de intimidação e barraram a entrada do corpo policial e do rei. A Assembleia Nacional francesa, naquele momento, decretou a imunidade dos seus membros e da sede do parlamento, sob o argumento de que “a polícia da sala onde a Assembleia se reúne só pode pertencer à própria Assembleia”.

Tramitação

O projeto de lei que cria o Dia do Policial Legislativo  (PLS 36/2016) terá de passar pela análise das comissões. Depois, seguirá para a Câmara dos Deputados, antes de ir à sanção presidencial.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra