Jornal do Commercio
- 08/03/2016
A Justiça Federal em Brasília suspendeu o reajuste de 37,55%
na mensalidade do Geap Saúde - plano de saúde de servidores federais ativos,
aposentados e seus dependentes - acatando recurso da Associação Nacional dos
Servidores da Previdência e Seguridade Social (Anasps). O aumento vai ficar suspenso até que o Judiciário volte a se
pronunciar sobre o recurso.
Considerado abusivo, o reajuste atingiria 613.493
beneficiários do Geap.
O juiz Bruno Anderson Santos entende que o aumento da
mensalidade deve observar o princípio da boa-fé objetiva, sob pena de
inviabilizar a permanência de inúmeros segurados no plano. Nesta etapa, a
decisão só contempla os servidores da Previdência que são associados da Anasps.
"A importância dessa decisão se deve ao fato de
consertar, ainda que em caráter provisório, a injusta medida de transferir para
os servidores todo o ônus do custeio da Geap, quando tal aumento deveria ser
suportado pelo governo Federal", diz o presidente da Anasps, Alexandre
Barreto Lisboa.
Os servidores reclamam que estão com salários defasados
desde 2011, recebendo apenas a reposição da inflação. Para 2016, o reajuste
será de 5%, abaixo da inflação.