BSPF - 26/04/2016
Portal de serviços conta com 593 serviços cadastrados
Identificar e descrever os serviços públicos oferecidos pelo
governo são desafios que a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) lançou a diversos órgãos da
Administração Pública Federal. A I Oficina de Catalogação de Serviços realizada
nesta segunda-feira (25), na Escola Nacional de Administração Pública (Enap),
capacitou servidores para cadastrar e atualizar os serviços dos órgãos do
executivo no portal serviços.gov.br.
De acordo com a coordenadora de Dados Abertos e Serviços
Públicos do MP, Elise Gonçalves, o Portal de Serviços (serviços.gov.br)
organiza a informação sob a ótica dos cidadãos e suas necessidades. "Além
de aprender a inserir serviços no portal, os servidores presentes na oficina
também estão se capacitando para atualizar o que já está cadastrado lá",
disse sobre a importância de manter os serviços atualizados.
Participaram da oficina servidores do Ministério da
Integração Nacional (MI), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa),
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), Ministério
das Cidades (MCid), Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS) e o
Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
"Estamos em um processo de atualização da carta de
serviços da Anvisa, então, esta oficina está nos ajudando a identificar o que
é, de fato, serviço e o que o cidadão quer e necessita que seja disponibilizado
para ele", disse Isabella Radd, técnica da ouvidoria da Anvisa.
Sobre o Portal de Serviços
Atualmente conta com 593 serviços cadastrados e recebe, em
média, 1,3 milhão de visitas ao mês. Simplificar o atendimento público prestado
ao cidadão por meio do Portal de Serviços é objetivo do governo em cumprimento
ao Decreto n° 6932/2009. Confira o estudo que propõe simplificar o acesso do
cidadão a serviços públicos.
Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão