domingo, 2 de outubro de 2016

Dez servidores do Instituto Federal do Pará são expulsos da administração pública


BSPF     -     02/10/2016




Punição foi aplicada pelo Ministério da Educação com a colaboração do Ministério da Transparência

O Ministério da Educação (MEC), com a colaboração do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União, aplicou penalidades expulsivas a dez servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Ao todo, foram nove demissões e uma destituição de cargo em comissão. Todos estão impedidos de retornar ao serviço público. Eles responderam por improbidade administrativa; lesão aos cofres públicos e dilapidação do patrimônio nacional; e valimento de cargo para proveito pessoal.

As punições são resultado de um processo administrativo disciplinar (PAD), no qual os servidores tiveram direito ao contraditório e a ampla defesa. A comissão responsável pelos trabalhos teve participação de dois auditores do Ministério da Transparência, inclusive um deles como presidente. A decisão está publicada na edição do Diário Oficial da União (DOU) do dia 12 de setembro.

O PAD foi instaurado após a deflagração da Operação Liceu, em 2012. O Ministério da Transparência participou da ação, em parceria com o Ministério Público Federal (MPF) e a Polícia Federal (PF). A investigação desarticulou uma organização criminosa, cuja principal fonte de desvio eram os recursos federais repassados ao IFPA, destinados à concessão de bolsas para os alunos e professores. Também foi constatada fraude na comprovação de despesas; pagamento indevido de diárias e passagens; além de saques e pagamentos não vinculados aos objetivos institucionais.

Com informações da Assessoria de Imprensa do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria Geral da União


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra