quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Reajustes têm aval


Correio Braziliense     -     03/11/2016




O governo decidiu dar sinal verde ao aumento salarial para servidores de quatro áreas: as carreiras da Receita Federal e do Itamaraty, os fiscais do Ministério do Trabalho e os médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A afirmação é do senador Romero Jucá (PMDB-RR), que deverá ser o novo líder do governo no Congresso Nacional.

Outras cinco categorias, incluindo a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal e funcionários do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), já tiveram projeto de reajuste aprovados na semana passada em comissão da Câmara dos Deputados. O impacto financeiro deverá ser superior a R$ 2 bilhões no próximo ano.

Pactuado

Segundo Jucá, o Planalto ficou mais tranquilo para apoiar os reajustes desde a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que limita o aumento de gastos públicos, na semana passada. "Vamos aprovar o que já estava pactuado, desde a administração anterior. Isso o governo já havia decidido, mas o momento agora é melhor, porque esses reajustes não serão mais usados para confundir a defesa da PEC do teto", disse Jucá.

A proposta de aumento dos salários do Itamaraty é de 27,9% ao longo de três anos. A primeira parcela seria de 12,8%, paga em janeiro de 2017. As carreiras do ministério, porém, já rejeitaram a propostas de reajuste três vezes. Exigem equiparação salarial com outras carreiras do Executivo.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra