segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

União aguarda julgamento do STF para saber se poderá elevar desconto para Previdência


Jornal Extra     -     22/01/2018




Um dos interesses da União ao levar a MP ao plenário do STF será o de manter válida a elevação do desconto previdenciário, de 11% para 14%, sobre os servidores federais. Pelo texto da medida provisória, a elevação só será aplicada a partir de 1º de fevereiro, batendo sobre o salário que será pago somente em março.

O prazo poderá ser suficiente para uma possível revisão do Supremo quanto ao tema, segundo integrantes do governo. Por mais que a Justiça considere a suspensão dos aumentos irregular, que ao menos mantenha a intenção de elevar a alíquota previdenciária por prazo indeterminado.

De acordo com o Planejamento, a majoração poderá afetar 1,2 milhão de servidores ativos, aposentados e pensionistas vinculados ao Executivo Federal. Em outubro de 2017, ao comentar a proposta, o Ministério do Planejamento informou que a proposta teria impacto extra de R$ 1,9 bilhão, por ano, para diminuir o déficit do Regime Próprio de Previdência dos Servidores (RPPS).

Vale lembrar que o novo percentual será aplicado sobre o valor que exceder o teto do INSS — afetará àqueles que recebem além de R$ 5.645,81. O desconto aplicado diz respeito a diferença entre o valor bruto do salário o teto do INSS.

Por Nelson Lima Neto


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra