sábado, 10 de fevereiro de 2018

PPI ganha grupo de trabalho para criar procedimento de mobilidade de servidores


BSPF     -     10/02/2018




A Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos publicou a Portaria nº 05/2018, que cria um grupo de trabalho para subsidiar o órgão sobre a mobilidade dos servidores. A norma atende à Portaria SEGES nº 283/2017, expedida pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão no final do ano passado.

A portaria do Ministério tratou da mobilidade do servidor, definindo-a como “o exercício descentralizado em órgãos e entidades da Administração Pública Federal; a cessão para o exercício de cargo em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores, cargos de Natureza Especial, ou outro cargo em comissão ou função de confiança de nível hierárquico equivalente; e para requisições.

Dessa forma, de acordo com o advogado e professor de Direito Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, considerando que a análise das competências do servidor é uma atividade técnica que exige conhecimento e avaliações objetivas, o grupo de trabalho deve cumprir algumas atribuições, como: realizar reuniões com os órgãos e as entidades responsáveis pelos empreendimentos para análise das solicitações de exercício descentralizado dos servidores; verificar se as solicitações foram instruídas com os documentos adequados; avaliar se o currículo do servidor é adequado à atuação nos empreendimentos indicados; e encaminhar ao secretário Especial, sugestão de nomes de servidores para o exercício descentralizado.

Programa de Parcerias de Investimentos

Desse modo, o professor esclarece que a busca por recursos da iniciativa privada para investimentos no setor público tornou-se uma das principais ações do Governo Federal para garantir a ampliação da infraestrutura nacional. “Desde o ano de 2015, por exemplo, o Governo Federal iniciou um processo de concessão de aeroportos por meio do Plano Nacional de Desestatização – PND”, afirma.

Além do PND, Jacoby comenta que o Governo Federal também lançou o Programa de Parcerias de Investimentos – PPI a fim de ampliar e fortalecer a relação entre o Estado e a iniciativa privada. “Sob as regras do PPI, por exemplo, os aeroportos de Porto Alegre, Salvador, Florianópolis e Fortaleza foram leiloados com a arrecadação de R$ 3,72 bilhões para o Governo Federal”, observa Jacoby Fernandes.

Fonte: Canal Aberto Brasil


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra