domingo, 16 de setembro de 2018

O Tribunal de Contas da União quer suspender o pagamento de bônus a advogados da União, distribuídos em caso de vitória judicial pois ultrapassam o teto do funcionalismo


BSPF     -     16/09/2018




Os supersalários do funcionalismo público estão na mira do TCU (Tribunal de Contas da União). Entre os penduricalhos que criam essa distorção, está o pagamento de bônus de sucesso a advogados do governo federal que ganham causas na Justiça. Esse benefício, que já custou cerca de R$ 1,7 bilhão aos cofres públicos, é repassado inclusive a aposentados. Segundo relatório da Secretaria de Fiscalização de Pessoal do TCU, esses pagamentos “fulminam” a lei. O argumento é que, além de estarem excluídos do teto do funcionalismo, esses pagamentos estão sendo feitos fora do Siape, sistema que controla os gastos da União. O documento pede a interrupção dos pagamentos.

Os repasses a servidores da Advocacia-Geral da União (AGU), do Banco Central e da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) começaram a ser feitos após a aprovação de uma lei em 2016. Mesmo assim, os técnicos do TCU dizem que ferem a Constituição. Eles argumentam que o pagamento por causa ganha não pode ser considerado verba indenizatória porque não houve perdas para o servidor. E dizem ainda, segundo o jornal O Globo, que o regime jurídico dos advogados não permite pagamento extra e que fazer rateio do dinheiro pago por quem perdeu a ação contra a União é ilegal.

Conselho

A secretaria recomenda que os advogados da União apenas cumpram seu mandato constitucional de somente defender a União. Quem, contudo, recebeu os recursos nos dois últimos anos não precisaria devolver. A secretaria entende que o servidor recebeu de boa-fé.

O relatório foi encaminhado para o relator de um caso que trata do pagamento dos honorários, ministro José Múcio Monteiro. Ele deve levar ao plenário da Casa para que os demais magistrados tomem a decisão em conjunto.

O TCU não pode julgar a constitucionalidade da lei que trata do pagamento, mas poderia determinar a suspensão dos repasses. A área técnica diz que, se o entendimento for o de que o pagamento deve ser feito, ele deve respeitar o teto e ocorrer por meio do Siape para evitar fraudes e erros, bem como facilitar a atuação dos órgãos de controle. Argumenta ainda que, para tornar legal o pagamento desse dinheiro, teria de ser criada uma gratificação, e os advogados públicos precisariam sair do sistema de subsídios.

Procurado, o Conselho Curador, criado pela lei que instituiu os honorários de sucumbência (como são chamados esses bônus), diz que, se algum pagamento supera o teto dos salário, é uma “situação personalíssima” e que sequer tem conhecimento porque não tem acesso aos números. Os dados dos rendimentos dos servidores públicos federais são abertos e constam no Portal da Transparência.

Segundo a assessoria do Conselho, os recursos não são repassados pelo Siape por serem privados.
O órgão argumentou ainda que a manifestação da área técnica não é opinativa e que o próprio relator já usou a lei que permite aos servidores receberem os honorários em outras decisões. De acordo com o Conselho, a constitucionalidade da lei tem de ser discutida no STF.

Fonte: Jornal O Sul


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra