domingo, 6 de janeiro de 2019

Diálogo e cautela são estratégias dos servidores contra reforma de Bolsonaro


O Dia     -     06/01/2019




Governo Bolsonaro avança no tema previdenciário; categorias evitam embate e atuam nos bastidores
Rio - Uma nova proposta de Reforma da Previdência começa a se desenhar na gestão do presidente Jair Bolsonaro. O contorno que o projeto terá, no entanto, ainda é uma incógnita para parlamentares, servidores e a sociedade em geral, apesar dele ter dito que pretende aproveitar a PEC 287 (de Michel Temer), que está no Parlamento.

Diante da incerteza e de um novo governo, o funcionalismo federal se mobiliza de forma estratégica e cautelosa para conseguir firmar acordos e amenizar possíveis medidas que atinjam as categorias. A atuação, agora, é nos bastidores.

Bolsonaro propõe idade mínima de 62 anos para que homens possam se aposentar e de 57 para mulheres. O presidente fez a declaração em entrevista ao SBT na última quinta-feira. A reforma proposta por Temer previa 65 anos para homens e mulheres, e depois o texto foi alterado na comissão especial, estabelecendo 65 e 62, respectivamente.

No setor público, atualmente, há três tipos de regras para a aposentadoria voluntária, que variam de acordo com a data de ingresso no serviço público, ressaltou o advogado Luiz Felipe Veríssimo. Mas, em geral, em relação à idade, a exigência é que homens tenham pelo menos 60 anos e mulheres 55 anos.

Enquanto a PEC 287 tramitava no Congresso, representantes de diversas carreiras da União investiram no lobby com deputados e senadores e conseguiram, inclusive, a elaboração de algumas emendas. E sempre se colocaram contra o texto, na forma como foi apresentado.

Para lidar com a proposta do governo Bolsonaro - ainda sem definição -, as categorias pisam no freio, evitam embate no momento e mostram que vão atuar bem mais nos bastidores. Questionado pela Coluna, o presidente do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), Rudinei Marques, destacou que investirá no...



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra