sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Governo aumenta número de cargos comissionados na CGU


Blog do Vicente     -     04/01/2019




O governo editou nesta quinta-feira, 3 de janeiro, o decreto nº 9.681, no qual define a nova estrutura de funcionamento da Controladoria-Geral da União (CGU). Cargos de DAS, que podem ser ocupados por pessoas de fora da administração pública, foram substituídos por funções comissionadas, destinadas a concursados.

A reestruturação da CGU, no entanto, foi na direção contrária ao programa de enxugamento da máquina pública proposto pela equipe econômica. O governo aumentou o total de cargos comissionados, de 451 para 482. Com isso, os gastos do órgão vão crescer de R$ 596,4 milhões por ano para R$ 621 milhões.

O decreto informa que foram exonerados ou dispensados todos os ocupantes dos cargos em comissão e das funções de confiança da CGU que não guardam correspondência direta com a nova estrutura do órgão. A CGU terá 30 dias para publicar os nomes de todos os ocupantes dos cargos comissionados.

Em ato publicado no Diário Oficial da União, o presidente Jair Bolsonaro exonerou Hussein Ali Kalout da chefia da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República e nomeou, para o lugar dele, Maynard Marques da Santa Rosa.

Já o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, nomeou três novos assessores diretos: Ricardo Peixoto Camarinha (assessor especial do gabinete pessoal da Presidência), Filipe Garcia Martins Pereira (assessor-chefe-adjunto da assessoria especial da Presidência) e Arthur Weintraub (assessor-chefe-adjunto da assessoria especial da Presidência).


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra