quarta-feira, 17 de abril de 2019

Reformulação das carreiras civis do serviço público


BSPF     -     17/04/2019




O governo enfrenta pressão cada vez maior dos servidores públicos por reajustes salariais e, consequentemente, equiparação das categorias de Estado. O projeto de reestruturação das carreiras dos militares, que foi incorporada na proposta de mudança da Previdência, não foge à regra e busca diminuir as distorções em relação às carreiras de Estado e recompor perdas salariais.

Para conter a busca dos servidores por equiparação salarial, a equipe econômica estuda a reformulação das carreiras civis do serviço público. Não há definição sobre quando a proposta estará pronta, conforme informou o secretário de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia, Wagner Lenhart.

A ideia chegou a ser cogitada no governo do ex-presidente Michel Temer, como uma medida de redução de despesa de longo prazo, porém, sem clima político, o projeto não foi encaminhado ao Congresso.

O objetivo do Executivo era equiparar o salário inicial do funcionalismo com o que é pago pela iniciativa privada. Por isso, uma ideia era diminuir significativamente a quantidade de carreiras - atualmente são 309. Além disso, a intenção era aumentar de 13 para 30 os níveis de progressão/ promoção exigidos do servidor para atingir o pico da carreira e estabelecer um salário inicial de R$ 5 mil. Na época, dizia-se que, em algumas categorias, servidores chegam ao topo da carreira em cerca de seis anos.

Para este ano, o governo cogita alterar a política de reajuste salarial dos servidores públicos, aplicada nos últimos anos, por não ter condições de se comprometer com aumento de despesa futura diante da forte restrição fiscal e da indefinição em torno da aprovação da reforma da Previdência Social.

Com informações do Valor Econômico


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra