quinta-feira, 9 de maio de 2019

Comissão pode votar MP que amplia prazo de gratificação de servidores da AGU


Agência Senado     -     09/05/2019




A comissão mista que analisa a Medida Provisória (MP) 872/2019 tem reunião agendada para a terça-feira (14), às 14h30. Na ocasião, o relator da matéria, senador Telmário Mota (Pros-RR), deve apresentar seu relatório, que pode ser votado em seguida se houver acordo entre os integrantes do colegiado.

Essa MP ampliou para até 4 de dezembro de 2020 o prazo de pagamento da gratificação de representação de gabinete e da gratificação temporária destinadas a servidores ou empregados cedidos à Advocacia-Geral da União (AGU). Pela Lei 10.480, de 2002, que trata do plano de carreira da AGU, essas gratificações só valeriam até o dia 31 de janeiro de 2019.

De acordo com o governo federal, a prorrogação dessas gratificações é necessária para assegurar a continuidade do serviço da AGU, que enfrenta carência de pessoal.

A proposta também inclui os integrantes da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) vindos do Ministério da Justiça e Segurança Pública entre os que poderão ser representados pela AGU em casos de investigação ou processo judicial.

Até então, a lei de cooperação federativa na área de segurança (Lei 11.473, de 2007) previa essa assistência aos integrantes da Força Nacional de Segurança Pública, da Secretaria de Operações Integradas e do Departamento Penitenciário Nacional que trabalham na Senasp.

Após passar pela comissão mista, formada por deputados e senadores, a MP seguirá para votação nos Plenários da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. A medida já recebeu 11 emendas dos parlamentares. Elas serão analisadas pelo relator, que pode ou não acatá-las em seu relatório.

A reunião será feita na sala 2 da Ala Nilo Coelho, no anexo 2 do Senado. O presidente da comissão mista é o deputado federal Mauro Benevides Filho (PDT-CE).


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra