segunda-feira, 3 de junho de 2019

Manual orienta órgãos sobre implantação de medidas de eficiência administrativa


BSPF     -     03/06/2019




Entre as novidades estão a simplificação do processo de permuta de cargos comissionados

Entra em vigor neste sábado (1º/6) o Decreto nº 9.739/2019, que estabelece medidas de eficiência organizacional na administração pública. Para auxiliar os órgãos públicos na implantação dessas medidas, o Ministério da Economia lança a 2ª edição do Manual de Estruturas Organizacionais do PoderExecutivo Federal.

O manual foi apresentado nesta sexta-feira (31/5) durante reunião do Fórum de Subsecretários de Planejamento, Orçamento e Administração – Fórum Spoa, realizada no Ministério da Economia.

Entre as principais medidas contidas estão a flexibilização para permuta e alocação de cargos comissionados de direção (DAS código 101) até o nível 3; e de assessoramento (DAS código 102) nos níveis de 1 a 4. Essas mudanças poderão ser realizadas pela autoridade máxima de cada instituição pública, sem a necessidade de publicação de decreto presidencial, desde que obedecidas as regras estabelecidas no artigo 17 do decreto.

Outra inovação é a criação de um novo tipo de cargo comissionado: o de direção de projetos (DAS código 103). Profissionais nomeados para esses cargos serão os responsáveis pelo desenvolvimento de um ou mais projetos institucionais – atividades temporárias empreendidas na criação de um produto, serviço ou resultado exclusivo. Até o momento, os comissionados existentes eram de assessoramento ou de chefia de equipes.

Painéis gerenciais

Também foram apresentados aos dirigentes das áreas de orçamento, planejamento e administração dois painéis gerenciais: o Raio-X e o Gestão Governamental.

O Raio-X é uma solução tecnológica que apresenta uma fotografia dos dados estratégicos de cada órgão, como gastos de custeio administrativo, imóveis, tecnologia da informação, digitalização de serviços, funções e cargos comissionados. O painel Raio-X está em fase de testes, com acesso restrito.

Já o Painel de Gestão Governamental é uma ferramenta de apoio à tomada de decisão. Os dados apresentados são dinâmicos e podem gerar diversas análises para os gestores. É possível selecionar os parâmetros desejados e entender, por exemplo, como está a execução orçamentária, qual é a distribuição da força de trabalho do órgão por tipo de vínculo, e onde estão distribuídos os cargos e funções comissionados.

Os interessados em utilizar o Painel de Gestão Governamental devem acessar http://paineldegestao.economia.gov.br, clicar em “como acessar”. Após a realização do cadastro, é preciso enviar e-mail para seges.cginf@planejamento.gov.br, área responsável pela análise de pertinência da utilização da ferramenta, destinada preferencialmente a ministros, secretários executivos e subsecretários de Planejamento, Orçamento e Administração (Spoa).

Fonte: Ministério da Economia


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra