domingo, 23 de junho de 2019

Servidores se reúnem com Ministério da Economia sobre pauta de reivindicações


BSPF     -     23/06/2019




Fonasefe se reúne com Ministério da Economia sobre pauta de reivindicações

Entidades nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) participaram, na manhã desta sexta-feira (21), de reunião com o diretor do Departamento de Relações do Trabalho no Serviço Público do Ministério da Economia, Cleber Izzo.

O objetivo foi cobrar do governo o andamento da pauta de reivindicações apresentada em março contendo as demandas dos servidores. Entre os pontos que foram tratados estão a correção salarial com aplicação de índice acumulado de perdas até janeiro de 2020, apurado em 33%; plano de carreira; perícia médica e revogação da MP 873/2019 - que ataca a livre organização e financiamento sindical; abono de permanência; saúde suplementar e a Emenda 95/16.

Cleber Izzo ressaltou a importância do diálogo aberto e franco com as entidades e lembrou que alguns itens tratados são de outro governo, dificultando a resolução em um prazo curto.  

Pela Fenajufe, estiveram presentes a coordenadora Elcimara Souza - representando também a CSP-Conlutas - e o coordenador Fernando Freitas. Para eles, o encontro foi importante porque engloba uma série de reivindicações da pauta que tem sido discutida no Fonasefe, por exemplo a liberação de dirigentes sindicais. Com relação ao tema, Izzo explicou que a demanda está dependendo de uma resposta oficial do departamento jurídico do ministério.

No entanto, ainda na avaliação dos coordenadores, o governo não tem uma reposta concreta acerca das demandas unificadas dos trabalhadores e trabalhadoras do serviço público federal. Dessa forma, segue a necessidade de uma cobrança e de um retorno efetivo que atualmente não há.

Com informações da Fenajufe


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra