sábado, 3 de agosto de 2019

Projeto susta decreto que remanejou cargos do Ministério da Mulher


BSPF     -     03/08/2019




O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 389/4419 susta o decreto que remanejou cargos do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e alterou o funcionamento do Sistema Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (SNPCT). A proposta tramita na Câmara dos Deputados.

Assinado pelo presidente Jair Bolsonaro, o Decreto 9.831/19 transferiu 11 cargos em comissão (DAS-4) da pasta da Mulher para a Secretaria de Gestão da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia.

Os cargos eram ocupados por peritos do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (MNPCT), órgão anteriormente ligado à Presidência da República e responsável pela prevenção e combate à tortura no País. Criado pela Lei 12.847/13, o SNPCT e o MNPCT fazem parte de compromisso assumido pelo Brasil com as Nações Unidas (ONU) de prevenir e combater a tortura no País.

Além de transferir os cargos para a pasta da Economia, o decreto exonerou os peritos e determinou que os novos que serão convidados para atuar no MNPCT trabalharão sem direito à remuneração.

Para a autora do projeto, deputada Maria do Rosário (PT-RS), o decreto extrapola o poder regulamentar da Presidência da República e esvazia áreas do governo que coordenam políticas públicas importantes. “As repartições públicas devem contar com servidores para que as políticas públicas possam ser formuladas e, principalmente, concretizadas”, disse.

Tramitação

O projeto será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois seguirá para o Plenário da Câmara.

Fonte: Agência Câmara Notícias


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra

Postagem Relacionadas