quarta-feira, 21 de agosto de 2019

STF adia para esta quinta-feira julgamento sobre redução do salário de servidores


Jornal Extra     -     21/08/2019




Foi adiada para esta quinta-feira (dia 22) o julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) da ação que pode permitir a redução da jornada de trabalho e de salário dos servidores públicos. Esta é a quarta vez que a votação é adiada. Na manhã desta quarta-feira, o plenário do Supremo analisou outras ações que também questionam artigos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). A votação continuaria na parte da tarde, mas foi suspensa por falta de quorum.

O processo em questão, a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 2238, pretende invalidar o artigo 23 da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), atualmente impedida de ser aplicado por decisão liminar expedida em 2002. O atual relator das ações é o ministro Alexandre de Morais, que dividiu as 140 páginas de seu voto em tópicos para a análise de mérito de cada artigo da LRF questionado.

Em fevereiro desse ano, quando as partes envolvidas manifestaram suas opiniões, a Advocacia Geral da União (AGU) foi favorável à revisão dos impedimentos impostos pela Justiça e também à redução dos vencimentos. A Procuradoria-Geral da República (PGR) defendeu a LRF, mas pediu a inconstitucionalidade do corte nos salários.

O que diz a LRF

Segundo a legislação, caso o limite de despesa com pessoal esteja acima do teto, fica facultado aos governadores e aos prefeitos, assim como aos poderes autônomos, a redução proporcional dos salários dos servidores de acordo com a carga horária de trabalho.

Na esfera federal, o limite máximo para gastos com pessoal é de 50% da receita corrente líquida. Para estados e municípios, o limite é de 60%. Mas a legislação permite a repartição destes limites globais entre os Poderes dentro dos estados. No caso do Legislativo (incluindo o Tribunal de Contas), é de 3%. Para o Judiciário, o teto de gastos é de 6%. Para o Ministério Público, de 2%. E para o Executivo, de 49%.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra