quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Para Mailson da Nóbrega, Coaf no Banco Central é “aberração”


Jornal do Senado     -     26/09/2019




A transferência do Coaf para o Banco Central (BC) é uma “aberração administrativa”, sem paralelo no Brasil e no mundo, segundo avaliação do ex-ministro da Fazenda Maílson da Nóbrega, que participou ontem de audiência sobre a medida provisória. A MP 893/2019 transforma o Coaf, antes ligado ao Ministério da Economia, na Unidade de Inteligência Financeira (UIF), agora vinculada administrativamente ao Banco Central.

 — O Coaf e o BC são órgãos de mesmo nível hierárquico, um subordinado ao outro. O BC e o Coaf são órgãos de segundo escalão que costumam estar vinculados à Presidência da República ou a ministro de Estado. A vinculação do Coaf ao BC significa uma redução da importância do Coaf do ponto de vista administrativo — afirmou o ex-ministro.

Viena

Maílson ressaltou que o Coaf é resultado do Acordo de Viena, assinado pelo Brasil, e compõe um sistema internacional de troca de informações que se relaciona com órgãos similares de todo o mundo com o objetivo de aperfeiçoar o combate à lavagem de dinheiro. — Por que nos Estados Unidos a unidade de inteligência financeira não é vinculada ao Banco Central americano? Porque não faz o menor sentido. O Banco Central é um órgão regulador do sistema financeiro, que tem a responsabilidade de assegurar a estabilidade da moeda e do sistema financeiro. O Coaf é conhecido pela qualidade do serviço que presta, tem sua qualidade atestada por instituições que tratam do mesmo assunto nos Estados Unidos — afirmou.

Maílson insistiu que a transferência do Coaf para o BC é uma medida “impensada”, adotada pelo governo “sem discussão e conveniência”. — A pressa foi tanta que eles não se deram ao trabalho de verificar que “unidade de inteligência financeira” é denominação genérica desses órgãos, é como mudar o nome de Brahma para cerveja — afirmou.

 O debate contou com a participação de servidores da autoridade monetária, que também questionaram a eficácia da proposição. O presidente do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central, Paulo Lino Gonçalves, endossou as palavras de Maílson e pediu que a medida seja recusada. — O ideal seria recusar integralmente a MP, inconveniente, mal feita, e que trará problemas nos próximos anos — disse.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra