quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Em reunião com servidores, secretário diz que reforma administrativa vai respeitar direito adquirido


Jornal Extra     -     24/10/2019




Wagner Lenhart, secretário de Gestão e Desempenho de Pessoas do Ministério da Economia se reuniu nesta quinta-feira, dia 24, com representantes do Fórum das Carreiras de Estado (Fonacate) para falar de algumas demandas da categoria, entre elas, a reforma administrativa, que será enviada em breve pelo governo federal ao Congresso Nacional em formato de Proposta de Emenda à Constituição (PEC). “Será o novo serviço público”, afirmou o secretário, que garantiu que o governo não pretende mudar o que já está posto no ordenamento jurídico e que haverá respeito ao direito adquirido, como a estabilidade, as remunerações e que não há previsão de demissões.

— Será uma nova proposta que vai primeiro tratar dos parâmetros do serviço público na Constituição e no ano eu vem virão outros projetos de lei para regulamentar as questões — contou o presidente do Fonacate, Rudinei Marques.

No encontro, Lenhart reconheceu que o serviço público tem seus quadros de excelência, porém algumas áreas ainda “não estão conseguindo entregar os resultados que a população precisa e espera”. O secretário disse ainda que estão otimistas com a PEC que será sugerida, porque ela foi construída por um conjunto de servidores públicos efetivos e comissionados do Ministério da Economia, e que o “objetivo da reforma é viabilizar um ambiente estimulante e atrativo para o servidor”.

Rudinei Marques avaliou como positiva a reunião porque o secretário se mostrou abertos a novos encontros. um dos pontos tratados foi um decreto que limitou o número de servidores de um órgão da administração pública federal que pode se afastar por meio da licença capacitação.

— Muitas vezes essa licença é um período que o servidor se dedica e investe em cursos para melhorar a prestação de serviços e não cabia o governo limitar dessa forma. O secretário compreendeu e disse que está trabalhando na melhoria do decreto.

Outra questão tratada foi a avaliação de desempenho dos servidores, cujo tema é fruto de dois projetos de lei que tramitam no Congresso. Na avaliação de Rudnei, são textos ruins porque são constuídos sem...



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra