terça-feira, 29 de outubro de 2019

Gente que Inspira: Sindilegis homenageia servidores do Senado


Agência Senado     -     29/10/2019




Quatro servidores do Senado foram homenageados pelo Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União (Sindilegis) durante o lançamento do projeto Gente que Inspira, nesta segunda-feira (28), Dia do Servidor Público: o criador do programa LexML, João Lima; o consultor legislativo especialista em direito eleitoral, Gilberto Guerzoni; a ex-secretária-geral da Mesa Cláudia Lyra; e a relações públicas Lucyana Vega, pelo seu papel na criação do programa Jovem Senador. Também houve uma homenagem póstuma à primeira mulher a ocupar a Secretaria-Geral da Mesa, Sarah Abrahão.

Gente que Inspira é um programa do Sindilegis que tem o objetivo de valorizar o servidor público, para levar ao conhecimento da sociedade iniciativas na Câmara dos Deputados, do Senado e do Tribunal de Contas da União (TCU) que têm revolucionado os serviços oferecidos pela Administração Pública. Esta é a primeira edição do programa, que homenageará, a cada ano, três servidores de cada Casa.

Para a diretora-geral, Ilana Trombka, foi “uma belíssima homenagem a todos os servidores do Legislativo”. E especialmente a colegas que dedicaram o seu trabalho para o serviço público e tiveram destaque em suas realizações.

— Foi uma enorme alegria ver Claudia Lyra, Luciana Vega e Guerzoni, além de João Lima, que não pôde comparecer, terem o trabalho, o talento e a dedicação ao Senado Federal reconhecidos. É um prazer saber que ao nosso lado estão colegas que doam parte da sua vida, da sua rotina, do seu dia a dia para melhoria do serviço público. É um prazer saber também que essa melhoria é, dia a dia, reconhecida pelos cidadãos brasileiros — disse Ilana.

Excelência

Diretora da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Érica Ceolin afirmou que, para muitos setores da sociedade, o trabalho do servidor público continua sendo visto de forma pejorativa, mesmo que o perfil do profissional tenha mudado e hoje exista a consciência do servir à sociedade com excelência e transparência.

— Ser reconhecido pelo Gente que Inspira é, além de incentivo para o premiado, uma mola propulsora para que outros se empenhem e acreditem que é possível fazer a diferença no serviço público com inovação e qualidade.

Segundo Érica, a Comunicação do Senado também se sente prestigiada com a premiação de Lucyana Vega e, ao assumir o compromisso de divulgar a homenagem, contribui para motivar os servidores no melhor atendimento à comunidade.

Foi Lucyana Vega quem teve a ideia a criar o concurso de redação que, depois, passou a ser utilizado para selecionar estudantes que participaram do programa Jovem Senador, projeto da Secom, da Secretaria-Geral da Mesa e das Consultorias Legislativa e de Orçamento, desenvolvido pela Secretaria de Relações Públicas, Publicidade e Marketing com apoio da Diretoria-Geral (DGer).

Ela disse que não esperava a homenagem e que se sentiu lisonjeada. O concurso de redação foi criado há 14 anos para que o Senado alcançasse as escolas, segundo Lucyana, que à época trabalhava na Secretaria de Relações Públicas.

— Cinco anos depois, Claudia Lyra [então secretária-geral da Mesa] trouxe a ideia de premiar 27 alunos, um de cada unidade da Federação, para vivenciarem o trabalho dos senadores por três dias em Brasília. Com isso, o projeto ganhou uma dimensão institucional de fato e está há 14 anos vigorando. Nós, servidores, temos muita dedicação em prol da sociedade.

Serviço Público

Claudia Lyra contou que ficou emocionada quando recebeu a ligação e foi informada sobre a homenagem. Ela parabenizou o Sindilegis pela iniciativa pelo reconhecimento do trabalho do servidor público em prol do serviço público.

— Tudo o que fiz e deixei de realização no Senado e no Congresso foi por pura paixão, por acreditar na construção dia a dia da cidadania e, em consequência, no fortalecimento da democracia. Trabalhar no Senado é uma oportunidade ímpar de contribuir para a História do Brasil.

Para o consultor legislativo Gilberto Guerzoni, a homenagem foi um reconhecimento do trabalho desenvolvido no Senado.

— Acho que foi realmente algo interessante. Valeu a pena. Não sei como chegaram ao meu nome nem como foi o processo de escolha. Me ligaram e perguntaram se eu aceitaria receber a homenagem, símbolo de que as pessoas conhecem o trabalho dos servidores, principalmente para mim, que sou um burocrata escondido atrás da sua mesa. Não exerço nenhuma atividade de direção, só o trabalho cotidiano, há mais de 25 anos.

O servidor João Lima, chefe do Serviço de Soluções para Informação Legislativa e Jurídica (Seleju), do Prodasen, não compareceu ao evento porque estava viajando. O troféu em homenagem póstuma a Sarah Abrahão foi recebido por sua filha, Claudia Cinira Tolentino.

O evento, realizado pelo Sindilegis no Centro de Convenções de Brasília, teve também palestra do médico Drauzio Varella, performance do artista Marcos Casuo, que trabalhou oito anos no Cirque du Soleil, e apresentação da psicóloga Carla Furtado sobre felicidade. No final, os participantes assistiram ao show da banda Titãs.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra