domingo, 13 de outubro de 2019

Guedes mira “distorções” no funcionalismo


BSPF     -     13/10/2019




Após Previdência, Guedes mira “distorções” no funcionalismo

Para equipe econômica, imposição de gatilhos para a evolução dos gastos com o funcionalismo deve ajudar na retomada do crescimento

São Paulo – Com a reforma da Previdência caminhando para ser votada em menos de duas semanas pelo plenário do Senado Federal, o governo Jair Bolsonaro (PSL) se prepara para encaminhar o que pode ser a próxima medida da agenda econômica: a reforma administrativa.

De acordo com o ministro Paulo Guedes (Economia), a iniciativa trará mudanças nas carreiras de servidores federais. A ideia seria reduzir eventuais distorções salariais entre funcionários públicos e trabalhadores da iniciativa privada e criar novos planos de carreira.

O comandante da equipe econômica afirmou, na última quinta-feira (10), que está em estudo a imposição de uma trava em reajustes de servidores públicos em entes federativos que gastem mais de 80% com folha de pagamento.

Segundo ele, funcionários foram beneficiados com reajustes de salário acima da inflação nos últimos anos e agora “está na hora de dar uma descansadinha”.

“Foram 50% de aumento real em dez anos. Tudo isso porque a máquina gasta muito e gasta mal porque gasta consigo mesma, com privilégios”, disse o ministro.

A expectativa é que a medida tramite primeiro no Senado, logo após a aprovação da PEC (Proposta de Emenda à Constitucional) da reforma previdenciária.

O assunto pode passar na frente da própria reforma tributária, pauta tida como complexa e que envolve disputa entre diversos setores.

A avaliação da equipe econômica é que a imposição de gatilhos para a evolução dos gastos com o funcionalismo deve ajudar na retomada das condições de crescimento do país.

Regra de ouro

Paralelamente à reforma administrativa, já tramita na Câmara dos Deputados uma PEC que trata exclusivamente da chamada “regra de ouro”, mecanismo que impede que o governo de se endividar para financiar gastos correntes.

O texto, de autoria do deputado Pedro Paulo (DEM-RJ), busca criar instrumentos para o cumprimento deste compromisso, mas também pode ser ampliado para os demais objetivos, que ameaçam desmoronar em função da evolução das despesas obrigatórias do governo.

A PEC, porém, enfrenta dificuldades para avançar em sua tramitação, e apoiadores reclamam da falta de envolvimento do governo no debate.

O texto ainda precisa ser aprovado pela CCJC (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania), por comissão especial e pelo plenário da Câmara em dois turnos de votação. Depois, ele ainda teria que passar pelo Senado.

Por Marcos Mortari

Fonte: InfoMoney


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra