terça-feira, 19 de novembro de 2019

Bônus para servidor


Jornal Extra     -     19/11/2019




Relator de PEC que prevê cortes no funcionalismo quer criar bônus para servidor

O senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR), relator da proposta de emenda à Constituição (PEC) que permite que o governo corte salários de servidores, quer fazer ao menos duas alterações no texto.

Uma delas é a criação de um bônus para o funcionalismo, pago caso as contas públicas da União, estados ou municípios fechem no azul. A outra estende a tesourada nos salários aos ocupantes de cargos eletivos, como deputados e senadores.

A chamada PEC emergencial prevê o acionamento de uma série de gatilhos de ajuste em caso de descumprimento de regras fiscais. Uma delas é a autorização para reduzir em até 25% jornada e salários de funcionários públicos. A medida vale para os Três Poderes da União, estados e municípios. O projeto também prevê a suspensão da progressão automática a que servidores têm direito.

Na avaliação do senador, as medidas mostram que boa parte do esforço está concentrada no funcionalismo. A criação do bônus seria uma forma de compensar essas perdas. A ideia é que a gratificação seja de até 5% do superávit primário (economia para pagamento dos juros da dívida pública).Por exemplo, se o governo fechar com superávit de R$ 100 bilhões, R$ 5 bilhões seriam distribuídos entre todos os servidores públicos, sem distinção. Não haveria uma meta individual. Assim como os cortes, o prêmio valeria para servidores federais, estaduais e municipais. 

— Já que se está exigindo um sacrifício do funcionário público para que ele participe da recuperação, (a proposta é) que, em contrapartida, seja dado a ele um prêmio, um bônus, quando o ente federado fizer superávit primário — afirma Guimarães.

Segundo estimativas da Instituição Fiscal Independente (IFI), o governo federal só voltará a ter superávit primário em 2026. Resultados no azul são usados para abater os juros da dívida pública, uma das metas do ministro da Economia, Paulo Guedes.

Questionado se a distribuição de bônus poderia comprometer esse objetivo, o relator afirmou que o incentivo pode fazer com que servidores se empenhem mais para atingir os...



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra