BSPF - 18/11/2019
Robôs esclarecerão dúvidas sobre compras públicas,
transferências de recursos da União, diárias e passagens
O Ministério da Economia está inovando a forma como atende
os usuários do ComprasNet, Plataforma +Brasil e Sistema de Concessão de Diárias
e Passagens (SCDP). A partir desta semana, dúvidas sobre essas ações poderão
ser esclarecidas pelo aplicativo WhatsApp. Os atendimentos serão realizados por
robôs com inteligência artificial. O foco principal são servidores públicos,
mas qualquer cidadão poderá utilizar o canal de atendimento. A medida é inédita
no setor público e a estimativa de economia com a adoção da nova tecnologia é
de R$ 260 mil por ano.
Atualmente, o Brasil é o país com o maior número de usuários
de whatsApp (19,91%). “Acompanhando as tendências do mercado e da sociedade,
estamos trazendo novos canais de atendimento aos servidores públicos e à
população. O whatsApp é barato, conveniente, acessível na palma da mão e se
tornou um instrumento de trabalho”, destaca o secretário de Gestão do
Ministério da Economia, Cristiano Heckert.
A inovação é mais uma etapa da iniciativa que começou a ser
realizada por meio de chatbot – serviço de conversa e interação online por meio
de mensagens – a partir de março deste ano. A primeira assistente virtual
criada foi a Lia e, dois meses depois, a Isis. A economia resultante dessas
ferramentas é de aproximadamente 50% em relação ao atendimento humano. De março
a outubro de 2019 foram realizados 26.524 chamados, com redução aproximada de
R$ 92 mil.
As mesmas assistentes virtuais também estarão disponíveis
pelo whatsApp, 24 horas por dia, sete dias por semana. Além da Lia e da Isis, a
Diva (novo robô), dará assistência aos usuários em relação a questionamentos
sobre diárias e passagens em deslocamentos a serviço. Antes dessas ferramentas,
os atendimentos eram realizados por telefone ou pelo Portal de Serviços do
Governo Federal.
De acordo com o secretário de Gestão, essa expansão ocorre
no momento em que a base de interessados nesses temas está crescendo
consideravelmente. Na área de compras públicas, por exemplo, no final de
outubro entrou em vigor o novo Decreto do Pregão, que estabelece que todo
recurso da União para estados e municípios deve ser repassado por meio de
pregão eletrônico.
No caso da Plataforma +Brasil, atualmente estão disponíveis
dados de cinco modalidades de transferências de verbas no sistema. Nos próximos
anos, serão 29. “Estamos ampliando nossos serviços e base de usuários. Isso
gera necessidade de atendimento e precisamos ter canais eficientes que
consigam, dentro do contexto de restrição fiscal, entregar mais com menos
recursos”, completa Heckert.
Fonte: Ministério da Economia