terça-feira, 12 de novembro de 2019

Proibir filiação partidária de servidores é legal? Especialistas opinam


UOL     -     12/11/2019




O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que quer proibir os servidores públicos de terem filiação partidária, punindo com a perda da estabilidade no trabalho e demissão aquele que tiver ficha partidária, mas para especialistas em direito constitucional essa intenção esbarra numa das partes mais importantes da Constituição, uma que garante a liberdade de associação.

Assim, mesmo que o governo encaminhe a proposta por meio de uma Proposta de Emenda Parlamentar (PEC), que altera a Carta Magna, a mudança deve ser barrada, dizem.

"A proposta do Governo Bolsonaro de acabar com a garantia da estabilidade dos servidores públicos federais filiados a partidos políticos viola a Constituição Federal de 1988 flagrantemente", afirma Ricardo Cury, professor de Direito Constitucional e Administrativo da Faculdade Armando Alvares Penteado (FAAP).

Para ele nem mesmo uma PEC poderia alterar a vontade do constituinte originário quanto ao regime jurídico aplicável aos servidores públicos federais e criar uma dupla casta de agentes públicos a partir da filiação partidária ou não. "O princípio da igualdade, desde Aristóteles na Grécia antiga, exige que os iguais sejam tratados igualitariamente e os desiguais de forma desigualitária, na medida exata e precisa da desigualdade", disse.

Segundo ele, um tratamento jurídico distinto somente é possível se houver um fator objetivo que o justifique e não se choque, ademais, com mandamentos originários da própria Constituição. "E nesse caso, não se vislumbra nenhum fator justificador para a distinção entre servidores e...



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra