sábado, 16 de novembro de 2019

Reforma da Previdência vai pesar no bolso do servidor


BSPF     -     16/11/2019




Recém-promulgada, reforma da Previdência vai pesar no bolso do servidor

O Congresso Nacional promulgou nesta terça-feira, 12 de novembro, a reforma da Previdência, fruto da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/2019, que passa a vigorar, agora, como Emenda Constitucional (EC) 103 e vem sacramentar uma série de prejuízos adicionais aos servidores públicos, dentre eles o resultante da elevação das alíquotas de contribuição previdenciária, que passará a ser sentida, no bolso, a partir dos salários e proventos referentes a março de 2020.

De acordo com a EC, em substituição aos atuais 11%, haverá um escalonamento dos novos percentuais, podendo chegar a 15,84% de alíquota efetiva, no caso de servidores ativos do Banco Central do Brasil no último nível dos cargos de Analista e Procurador, o que representa um aumento de 44% na contribuição previdenciária. Para os Técnicos, a alíquota vai até 13,59%, representando, portanto, 23,5% de reajuste em relação aos valores recolhidos, a título de contribuição, hoje.

Aposentados e pensionistas são taxados a partir da parcela que excede o teto do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), hoje em R$ 5.839,45. No entanto também sofrerão com a medida de natureza confiscatória, com elevações de até 42,7% no valor das contribuições.

Os cenários acima, vale destacar, se referem a servidores que permanecem vinculados ao Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).

Para saber em quanto seu orçamento será afetado pelas mudanças, clique aqui e faça os cálculos.

Confisco extra

E o confisco pode ser ainda mais severo. A Emenda Constitucional prevê, inicialmente, que as contribuições ordinárias sobre aposentados e pensionistas poderão incidir a partir dos valores que ultrapassarem um salário mínimo, hoje R$ 998,00, e não mais o teto do RGPS, o que significará uma redução ainda maior nos proventos. A medida será adotada “quando houver déficit atuarial” do RPPS.

Como se não fosse o bastante, há também a possibilidade, em caso de persistente déficit, de que sejam implementadas contribuições extraordinárias para ativos, aposentados e pensionistas.

Entidades sindicais devem buscar Judiciário

Representações sindicais da classe, que integram o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) e o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), já se movimentam com vistas a um possível embate no Judiciário. Sindicatos e associações avaliam conjuntamente pontos da reforma passíveis de judicialização.

Nesta terça-feira, assessorias jurídicas do Fonasefe se reuniram em Brasília. O assunto também estará em pauta na assembleia geral do Fonacate na tarde de hoje, 13. A elevação das contribuições está entre os possíveis alvos de ação.

Fonte: Sinal


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra