domingo, 8 de dezembro de 2019

Economia: Bolsonaro facilita demissão de servidores de Guedes


BSPF     -     08/12/2019




Decreto do presidente também envolve dirigentes de autarquias e fundações vinculadas ao Ministério da Economia

Em decreto publicado nesta quinta-feira (05/12/2019) no Diário Oficial da União (DOU), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) autorizou o secretário executivo do Ministério da Economia e “dirigentes máximos de autarquias e fundações públicas” vinculadas à pasta a demitirem servidores públicos. Até então, apenas ministros tinham esta prerrogativa.

Com a medida, Bolsonaro alterou o decreto nº 3.035/1999, que define como exclusiva de ministros e do advogado-geral da União o julgamento de processos administrativos disciplinares com aplicação de penalidades como cassação e demissão.

Eram deles, também, a prerrogativa exclusiva de exonerar de ofício servidores ocupantes de cargos de provimento efetivo; converter a exoneração em demissão; e de destituir ou converter a exoneração em destituição de cargo em comissão de integrantes do “Grupo-Direção e Assessoramento Superiores”.

Atualmente, a secretaria executiva do Ministério da Economia é ocupada por Marcelo Pacheco dos Guaranys. A pasta é comandada pelo economista Paulo Guedes.

Hoje, há 8 autarquias e 5 fundações vinculadas ao Ministério.

Por Bruna Aidar

Fonte: Metrópoles


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra