terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Servidores do BC ganham liminar contra reforma da Previdência


Metrópoles     -     03/12/2019




Sindicato questionou a possibilidade de contribuições previdenciárias extraordinárias de ativos, aposentados e pensionistas

O Sindicato Nacional de Funcionários do Banco Central (Sinal) venceu, no Judiciário, uma disputa contra a reforma da Previdência. A 9ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária do Distrito Federal concedeu, nesta segunda-feira (02/12/2019), uma decisão liminar favorável à ação da entidade que questiona pontos do texto.

No processo, o Sinal critica a possibilidade de contribuições previdenciárias extraordinárias de ativos, aposentados e pensionistas, bem como a diminuição da margem de isenção sobre as aposentadorias e pensões.

Com a decisão favorável à ação impetrada pelo sindicato, a União fica impedida de implementar essas cobranças, bem como de diminuir a faixa de isenção sobre os proventos de aposentadoria e pensão.

“Enquanto não realizada avaliação atuarial por órgão/unidade gestora do Regime Próprio de Servidores Civis da União”, conforme observa trecho da liminar.

“Ocorre que a entidade gestora, embora obrigação constitucional, ainda não foi constituída pela União e, portanto, não há cálculos que respaldem o déficit atuarial, cuja comprovação é necessária”, prossegue o texto.

Inconsistências jurídicas

O presidente do Sinal, Paulo Lino, classificou a liminar da Justiça como uma vitória “que pode ser momentânea”, mas “importante” para mostrar que a reforma da Previdência foi aprovada com “inconsistências jurídicas”. Ele acredita que outros pontos do...



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra