quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

STF retira de pauta recursos que envolvem servidores públicos


BSPF     -     12/12/2019




Ações dizem respeito à ascensão de servidor de nível médio e ao pagamento dos quintos nos salários e não têm data para voltar ao plenário

O Supremo Tribunal Federal (STF) tirou da pauta, nesta quarta-feira (11/12/2019), dois temas ligados a servidores públicos. O primeiro é se trabalhadores de nível médio dessa categoria podem ocupar carreiras de nível superior sem precisar passar por concurso público. O ministro Marco Aurélio Mello, relator do caso, reconheceu a repercussão geral da matéria.

O recurso tem como base ação movida pela Assembleia Legislativa de Roraima que questiona a decisão do Tribunal de Justiça do estado (TJ-RR), que aplicou ao caso a Súmula 685 do STF, a qual impede o ingresso em cargo público sem prévia aprovação em concurso público destinado ao seu provimento.

O tribunal estadual considerou que o dispositivo ofende a Constituição, pois, ao extinguir uma carreira, “permitiria aos ocupantes o acesso a outra de nível de escolaridade diverso e remuneração maior, sem a prévia aprovação em processo seletivo”.

Quintos

O outro recurso seria em torno do pagamento dos quintos — um acréscimo no salário dos funcionários públicos de cinco em cinco anos.

A medida havia sido extinta em 1998, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, e é alvo de entendimentos divergentes. O ministro Gilmar Mendes, relator do caso, já se manifestou favorável ao pagamento do benefício.

O ministro declarou que o pagamento é inconstitucional, mas defende a preservação do benefício quando conseguido judicialmente, em trânsito em julgado — ou seja, com todos os recursos esgotados. Ambas as ações não tiveram estipuladas novas datas para voltar ao plenário da Corte.

Crime tributário

Nesta quarta, o plenário do STF começou a julgar se o ato de deixar de pagar o Imposto sobre Circulação de mercadorias e Serviços (ICMS) declarado como devido pode ser enquadrado como crime tributário, por apropriação indébita. Após o voto de três ministros, e o placar de 2 a 1, a sessão foi suspensa e remarcada para esta quinta-feira (12/12/2019).

Por Carlos Estênio Brasilino e Thayná Schuquel

Fonte: Metrópoles


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra