quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Governo Federal pretende acabar com penduricalhos de servidores públicos


BSPF     -     29/01/2020




A equipe econômica do governo de Jair Bolsonaro trabalha em uma proposta de reforma administrativa. O texto deve ser enviado para o Congresso em fevereiro e entre outras mudanças, acaba com a promoção por tempo de serviço para os servidores públicos. As novas regras devem valer para servidores federais, estaduais e municipais.

Além do fim das promoções por tempo de serviço, a projeto deve acabar com o reajuste de salários retroativos e vedar a concessão de aposentadorias como forma de punição. Atualmente, um servidor que comete irregularidades no exercício do cargo, recebe uma aposentadoria compulsória, com salários proporcionais.

Para o governo, essa é uma forma de moralizar o serviço público. Outra mudança neste sentido tem relação com a forma de ingressar em uma carreira pública. Os concursos serão mantidos, mas antes da efetivação definitiva, os candidatos aprovados passarão um tempo trabalhando. Essa medida tem a finalidade de verificar a aptidão do servidor para o cargo.

O secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Paulo Uebel, acredita que a partir de 2022 essas regras já estejam valendo. Conforme ele, as novas normas devem ser aplicadas apenas aos novos servidores públicos. Uebel ainda observa que até 2024, 21% dos servidores vão se aposentar. Assim, existe uma janela para diminuir os gastos com pessoal e melhorar a gestão de pessoas do poder público.

Fonte: Eu Quero Investir


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra