sexta-feira, 7 de agosto de 2020

Servidores concursados ocupam maioria dos cargos comissionados do governo federal

 BSPF     -     07/08/2020


Boletim da Administração Pública Federal reúne informações sobre força de trabalho, orçamento e soluções de modernização dos órgãos públicos

Mais de 93% dos cargos de Direção e Assessoramento Superior (DAS) e das funções comissionadas do Executivo federal são ocupados por servidores concursados.  Isto significa que, do total de 84.470 cargos e funções comissionadas ocupadas até junho de 2020, apenas 5.517 foram destinadas para servidores não efetivos. Essas informações estão disponíveis no 1º Boletim da Administração Direta, Autárquica e Fundacional, divulgado nesta quinta-feira (6/8), pelo Ministério da Economia (ME).

Confira aqui o 1° Boletim da Administração Pública Federal, Autárquica e Fundacional

A publicação tem também informações sobre ações de transformação digital e de modernização da gestão pública, como o TáxiGov, Almoxarifado Virtual e o Programa de Gestão Estratégica e Transformação do Estado (TransformaGov). “O boletim é um instrumento de gestão e transparência, que vai auxiliar o gestor público na tomada de decisões estratégicas e permitir a qualquer cidadão acompanhar a evolução da eficiência das nossas políticas públicas de transformação do Estado”, explicou Paulo Uebel, secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia. 

Segundo Uebel, é possível acompanhar pelo boletim a performance dessas áreas em 183 órgãos e entidades da administração direta, autárquica e fundacional, com informações que serão atualizadas semestralmente. Nesta primeira edição, as informações são de janeiro a junho de 2020. 

Em relação à força de trabalho, atualmente existem 564.848 servidores ativos, sendo 52,80% homens e 47,20% mulheres. Mais da metade deles, cerca de 60%, tem idade superior a 40 anos. Nos próximos anos, a estimativa é que 91.849 servidores se aposentem, sendo 20.114 apenas em 2020. "Estamos atentos a essa tendência e, acompanhando os dados, estamos construindo políticas de otimização da força de trabalho, transformação digital, eficiência de sistemas, processos e estruturas, que buscam atender com mais qualidade as demandas da sociedade e observar o nosso desafio fiscal", acrescenta o secretário especial. 

Outra informação relevante que pode ser acompanhada na publicação é a implementação das diversas soluções de modernização e redução de custeio oferecidas pela Secretaria de Gestão do ME, como o TaxiGov. O programa já é utilizado nos deslocamentos a serviço dos servidores de 38,25% dos órgãos (no Distrito Federal, Rio de Janeiro e em São Paulo) e está sendo expandido para vários estados do país onde há um contingente considerável de servidores públicos, como Minas Gerais, Santa Catarina, Bahia, Mato Grosso. Até o momento, a medida já gerou uma economia de R$ 25 milhões. 

Já o  TransformaGov reúne todas essas iniciativas e foi institucionalizado pelo Decreto nº 10.382/2020. Até o momento, o programa teve a adesão de 19 órgãos. “Até o fim do ano, queremos levar o TransformaGov para 82 instituições,  com a missão de modernizar e tornar mais eficiente a gestão pública”, afirma o secretário de Gestão do ME, Cristiano Heckert. 

O Almoxarifado Virtual, que trouxe mais economia e controle ao concentrar compras do dia-a-dia da administração em uma única plataforma digital, será expandido para órgãos de todo o Brasil até o final de 2020. Hoje 15,85% dos órgãos já aderiram ao sistema. 

Plataforma +Brasil 

O ministério também desenvolveu uma moderna forma de integração entre os órgãos, a Plataforma + Brasil. Esse programa é utilizado na transferência de recursos públicos da União. Criada em 2019, a plataforma possibilita maior integração, controle e transparência no processo de transferência de recursos públicos. Até 2022, serão operacionalizados no programa as 31 modalidades de transferências da União, totalizando a gestão de aproximadamente R$ 376 bilhões por ano. 

Raio X 

Também foi divulgada nesta quinta-feira a nova versão do Painel Raio-X, que agora passa a agregar também dados de custeio administrativo, com informações de junho de 2020. Essa ferramenta tem o objetivo de fomentar o aprimoramento da gestão pública por meio do uso de dados, além de ampliar a transparência e simplificar o acesso a informações gerenciais dos órgãos e entidades do Executivo federal. Simples e intuitiva, as informações já estão disponíveis para todos os cidadãos.

Fonte: Ministério da Economia - Portal do Servidor


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra