sábado, 15 de agosto de 2020

Servidores rechaçam desinformação sobre o setor público

BSPF     -     15/08/2020


De maneira bem mais tímida do que a expressiva cobertura dada ao estudo – recheado de sofismas – do Instituto Millenium acerca do serviço público, alguns veículos da imprensa repercutiram a reação dos servidores à publicação. O Blog do Servidor, do Correio Braziliense, divulgou, na terça-feira, 11 de agosto, a nota do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) em repúdio à distorção dos dados referentes ao funcionalismo. A edição 135 do Apito Brasil, nesta quarta-feira, 12, destacou alguns pontos do documento do Fonasefe. 

Também nesta quarta-feira, o portal Extra deu espaço a críticas de lideranças sindicais. Em entrevista, o presidente do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), Rudinei Marques, tachou o material do Millenium de “ataque grosseiro” e “desrespeito”, bem como lembrou que o Fórum vem produzindo diversos estudos, estes sim, baseados em informações consistentes. “Da nossa parte, temos feito várias publicações técnicas para mostrar a realidade sobre o serviço público e é isso o que precisa ser discutido, e não essa manipulação maldosa dos dados”, afirmou. 

Com vistas a também contribuir para o debate e confrontar as falácias que se espalham pelas mídias, o diretor de Relações com Filiados da seção regional de Brasília do Sinal, Mardônio Sarmento, em artigo intitulado “Serviço Público: custo ou investimento?”, publicado pelo Correio Braziliense desta quinta-feira, 13, traz uma importante reflexão sobre os gastos com pessoal na Administração. 

“Como tratar os recursos financeiros alocados em orçamento à manutenção da força de trabalho como mero custo a ser minimizado, cortado e aviltado? Não é custo, é investimento. E dos mais nobres. É essencial. Trata-se do maior aliado do sucesso organizacional”, argumenta Mardônio, ao criticar a visão meramente fiscalista quando se discute as carreiras públicas. 

Para ele, a valorização do corpo funcional, fator que deveria preponderar na rotina de gestão de pessoas, infelizmente, não conta com o devido reconhecimento por parte das instâncias decisórias do Estado. “Organizações de porte que prestam serviços recrutam, selecionam e procuram manter o que encontram de melhor no mercado em termos de força de trabalho para, com isso, garantir o sucesso. Nossos governantes, ao contrário, não poupam esforços em demonizar, desqualificar e, consequentemente, desmotivar a força de trabalho do Estado. Em lugar de se aplicarem em gerir bem a coisa pública, cuidam de amesquinhar o aparato estatal”, observa. 

Leia aqui o artigo na íntegra

Fonte: Sinal


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra