segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Sigepe Requerimento ganha novas funcionalidades

BSPF     -     03/08/2020


Solicitações como declaração poderão ser emitidos pelo módulo e documentos do tipo AFD serão armazenados automaticamente nas pastas funcionais

Com o objetivo de melhorar os serviços e processos de trabalho dos órgãos de gestão de pessoas do Governo Federal, a Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia está disponibilizando dois novos recursos no módulo Sigepe Requerimento. 

O primeiro trata do envio automático de documentos classificados como do tipo Assentamento Funcional Digital - AFD. Isso significa que documentos como certidão de nascimento, portaria de nomeação, título de eleitor, entre outros, serão incluídos pelos servidores no processo de solicitação e passarão por três etapas antes de serem enviados para as pastas funcionais dos requerentes.

Acesse aqui mais informações sobre o módulo Sigepe Requerimento           

A primeira etapa é a conversão automática do documento inserido para o formato PDF/A. Na segunda, o documento passa pelo processo de OCR onde as palavras serão extraídas do documento e armazenadas no sistema para posterior consulta. Por fim, na fase de análise do requerimento, os documentos recebem a assinatura digital de um gestor de pessoas. 

Após encerrado o processo de análise, os documentos são enviados automaticamente para as pastas funcionais selecionadas. 

Todos os documentos classificados como do tipo AFD inseridos pelos servidores ou gestores antes da disponibilização desta nova versão, também serão enviados automaticamente para as respectivas pastas funcionais.

Para conhecer a lista de documentos classificados como do tipo AFD, consulte aqui

O segundo recurso disponibilizado no Sigepe Requerimento trata de uma nova ferramenta que permite ao servidor solicitar qualquer tipo de declaração, e ao gestor de pessoas, emiti-la dentro do mesmo módulo. 

Após a emissão, o servidor poderá acessar o seu pedido e baixar a declaração. O documento conterá informações como assinatura da autoridade emitente, código e versão, data da versão e o QR Code para direcionamento à página de autenticação. 

A veracidade das declarações poderá ser atestada por intermédio do link https://www.gov.br/servidor/pt-br/assuntos/autenticacao-de-documentos/documento-do-sigepe

Fonte: Ministério da Economia


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra