sexta-feira, 30 de outubro de 2020

União estuda criação de uma agência para avaliar desempenho de servidores

 

O Dia     -     30/10/2020


Frente Parlamentar da Reforma Administrativa sugere criação de uma autarquia

A avaliação de desempenho dos servidores públicos é uma das metas da ampla reforma no RH do país. A análise de produtividade é defendida não só pela equipe econômica do governo federal, mas por parlamentares que trabalham em prol da PEC 32. Eles propuseram a criação de uma agência, que seria uma autarquia, para cuidar dessa tarefa e de tantas outras relativas ao funcionalismo. E essa medida já está em estudo pela União.

Presidente da Frente Parlamentar da Reforma Administrativa, o deputado federal Tiago Mitraud (Novo-MG) e outros integrantes do grupo entregaram ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e ao ministro da Economia, Paulo Guedes, em 8 de outubro, um documento com essa e outras propostas para se somarem à PEC da reforma administrativa.

Mitraud criticou o que, segundo ele, é feito hoje. "A avaliação, como é feita, é pró-forma. Praticamente todo mundo tira 10", opinou.

Modelo de outros países

Mitraud disse à coluna que a proposta dessa agência "não é só para fazer a avaliação". A ideia é ter esse órgão, vinculado ao Executivo federal, para concentrar as informações e regras para o funcionalismo, seguindo o modelo de outros países, segundo ele, como Portugal, Chile e Austrália.

"É como funciona uma autarquia da União. Hoje, no Brasil, temos a Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal que adquiriu um caráter mais técnico nesse governo, mas antes não. O que vimos dando certo em outros países é um órgão para organizar as políticas de gestão de pessoas", afirmou.

De acordo com o parlamentar, uma das atribuições desse órgão central seria "a...

Leia a íntegra em União estuda criação de uma agência para avaliar desempenho de servidores


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra