quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Redução de 25% na jornada de servidores deixará 9 milhões de processos sem solução

 

O Dia     -     05/11/2020


Mais de 100 mil casos de violência doméstica ficarão sem sentença. Projeções foram feitas pelo Movimento a Serviço do Brasil e apresentadas nesta quinta-feira

A redução de 25% na jornada de trabalho e salários de servidores públicos - prevista na PEC Emergencial (186/19), que está sendo discutida no Congresso - pode deixar mais de nove milhões de casos judiciais sem solução. Isso inclui processos relativos à violência doméstica, infância e juventude e latrocínios, por exemplo.

As projeções foram feitas por técnicos do Judiciário e apresentadas nesta quinta-feira durante o lançamento do Movimento a Serviço do Brasil, formado por 26 entidades que representam mais de 400 mil servidores do Judiciário, Ministério Público e fiscais tributários estaduais e distritais. O estudo tem como base os dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Integrantes do movimento fizeram uma explanação do impacto da PEC 186/19 e também da PEC 32, da reforma administrativa, na prestação de serviços à população. Somente com a PEC Emergencial, segundo o levantamento, os efeitos ocorrerão já em 2021.

103 mil processos de violência doméstica afetados

O estudo mostra que o país terminou o ano de 2019 com mais de um milhão de processos de violência doméstica e 5,1 mil processos de feminicídio em tramitação na Justiça. Para se ter uma ideia, somente nos casos de violência doméstica, houve aumento de quase 10%, com o recebimento de 563,7 mil novos processos.

De acordo com as projeções, com a aprovação da PEC Emergencial, pelo menos 103 mil processos...

Leia a íntegra em Redução de 25% na jornada de servidores deixará 9 milhões de processos sem solução


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra