quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

Funcionalismo: Corrosômetro projeta impactos do arrocho salarial

 

BSPF     -     23/12/2020


Agravamento da corrosão inflacionária. O próximo ano deverá ser marcado pelo irracional prosseguimento do arrocho remuneratório sobre o funcionalismo, que já dura mais de uma década. Segundo a mais nova atualização do Corrosômetro, a defasagem salarial em relação a julho de 2010 já é de 20,5%, enquanto que a estimativa da perda salarial acumulada corresponde a 21,1 salários deixados de receber no período de 10,5 anos. E, em janeiro de 2022, a defasagem poderá bater em 25%, caso se confirme a inflação prevista para o ano que vem.

A projeção leva em consideração a falta de qualquer reajuste no próximo exercício, haja vista a vigência da Lei Complementar 173/2020, sancionada em maio passado, que, sob a justificativa de prestar auxílio financeiro a estados e municípios, congelou remunerações até dezembro de 2021. À época da aprovação da matéria no Legislativo, lideranças das duas Casas e representantes da equipe econômica do governo – aparentemente, desconhecendo ou, quem sabe, não se importando com o arrocho indecente e continuado instituído pelo próprio governo – afirmavam que a classe precisaria dar sua cota de sacrifício diante do cenário adverso. O ministro da Economia, Paulo Guedes, chegou a declarar que o servidor não poderia “ficar em casa trancado com geladeira cheia, assistindo a crise”. 

O discurso se repete. Com a pressão pela continuidade do auxílio emergencial e sem um projeto econômico por parte do Planalto, crescem as possibilidades de novas medidas de ajuste. Conforme informou a edição 209 do Apito Brasil, na última segunda-feira, 14 de dezembro, a entrega do parecer da Proposta de Emenda à Constituição 186/2019, conhecida como PEC Emergencial, ficou mesmo para o início do próximo ano. 

No entanto, veículos da imprensa apontam que esta postergação pode servir para endurecer ainda mais o texto da matéria, uma vez que relatório extraoficial do senador Márcio Bittar (MDB/AP) – que circulou pelo Parlamento nas últimas semanas – havia excluído a previsão de corte de jornada e salários das carreiras públicas. O conteúdo do parecer não teria agradado ao ministro Guedes. 

“A ideia é que o texto avance no Parlamento com a possibilidade de redução temporária em 25% na jornada e salário de servidores públicos pelos estados, municípios e União durante períodos de crise”, aponta reportagem do portal O Dia. Ao vislumbrar unicamente o aspecto financeiro, os defensores da ampliação da política de arrocho desconsideram que justamente em períodos de crise, como o atual, a demanda pelos serviços públicos aumenta de maneira significativa. Não só os servidores, mas a população, em especial as camadas mais pobres, também será punida. 

É preciso manter a vigilância, pois os nossos salários continuam na berlinda e sujeitos à narrativa que, ano a ano, vem aprofundando as perdas.

Fonte: Sinal


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra