O serviço está disponível no aplicativo SouGov.br e vem
apoiando a gestão dos talentos profissionais da Administração Pública federal
O Banco de Talentos – plataforma digital para apoiar os processos de seleção interna e gestão de talentos da Administração Pública federal – já tem mais de 100 mil currículos cadastrados. Criado em junho de 2018 como um aplicativo para celular, o Sigepe Banco de Talentos foi migrado, em 29 julho deste ano, para o aplicativo SouGov.br, que reúne outras 27 funcionalidades exclusivas para servidores públicos federais.
A plataforma pode ser utilizada por servidores da Administração Pública federal direta, autárquica e fundacional para dispor informações sobre sua formação, aptidões e experiências profissionais. E está acessível, também, na versão web do SouGov.br.
“Essa é uma das inovações que o governo federal vem implementando para aprimorar a gestão de pessoas no poder Executivo. O Banco de Talentos tem otimizado a alocação dos profissionais nos órgãos e entidades, valorizando as competências de seus servidores”, diz o secretário de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia, Leonardo Sultani.
O cadastro do currículo no Banco de Talentos é um dos requisitos para a participação em processos seletivos, conforme a Instrução Normativa nº 4, de 28 de dezembro de 2018, que estabeleceu que as seleções públicas realizadas por órgãos ou entidades do Sistema de Pessoal Civil (Sipec) da Administração Pública federal devem receber apenas currículos encaminhados a partir da plataforma.
Como fazer
Para cadastrar o currículo no Banco de Talentos, o servidor precisa ter o aplicativo SouGov.br instalado no celular. A partir da plataforma, o próprio servidor gera um arquivo de seu currículo em PDF e o encaminha por e-mail às unidades promotoras das seleções. Para solicitar afastamento visando realizar ações de desenvolvimento também é necessário ter o currículo cadastrado.
O Banco de Talentos também cumpre o papel de ferramenta
gerencial que fornece às áreas de gestão de pessoas o acesso às informações
contidas nos currículos profissionais – o Painel Sigepe Banco de Talentos,
lançado em setembro de 2019, que auxilia na gestão e adequada alocação de
servidores da Administração Pública federal.
Fonte: Ministério da Economia - Portal do Servidor