sábado, 27 de junho de 2009

Raul Velloso: "O governo deveria suspender tudo que é aumento de pessoal que pode ser suspenso"

Por Luciano Pires
Blog do Servidor - 26/06/2009

O economista Raul Velloso ocupa as páginas do jornal 
O Estado de S. Paulo nesta sexta-feira para, mais uma vez, atirar contra o aumento das despesas fixas da União.

Os números do mês passado mostram que as contas públicas fecharam no vermelho: foi o pior resultado de um mês de maio desde 1999. Só neste ano, conforme dados do Tesouro Nacional, os gastos com pessoal subiram 18,3%.

A seguir, dois trechos da entrevista de Velloso ao Estadão.

Como o sr. viu a evolução das despesas em maio?
É positivo que os investimentos estejam crescendo fortemente e tenham registrado alta de 25% em maio, em relação ao mesmo mês do ano passado. O lado ruim é que o gasto corrente também cresce muito, com 15,8% para as despesas de pessoal e 11,3% para a Previdência. O vilão da luz amarela é o gasto corrente, porque o investimento tem de crescer. O gasto corrente é ruim porque, mesmo criando demanda, ele não traz confiança aos investidores privados, que sabem que não dá para fazer retomada consistente do crescimento econômico com base principalmente em crescimento do gasto corrente público.

Qual deveria ser a política fiscal daqui em diante?
Bem, não há nada que se possa fazer com a queda da arrecadação, a não ser segurar as desonerações, que eu acho que deve ser feito. Fora isso, deixar o investimento crescer e evitar o aumento tão rápido dos gastos correntes. O governo deveria suspender tudo que é aumento de pessoal que pode ser suspenso.
Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra