sexta-feira, 16 de abril de 2010

Governo lança em SP Manual de Perícia Médica Oficial


Sítio do Servidor Público

São Paulo - 16/04/2010


A Secretaria de Recursos Humanos (SRH) do Ministério do Planejamento lançou na tarde desta sexta-feira o Manual de Perícia Oficial em Saúde do Servidor Público Federal. O documento foi lançado durante o encerramento do Fórum de Perícia em Saúde da Administração Pública Federal, realizado desde ontem em São Paulo, no auditório do Ministério da Fazenda.

O manual reúne, em um único instrumento, toda a legislação comentada relacionada aos procedimentos de perícia médica em servidores públicos federais e seus dependentes, além de orientações técnicas para a realização destas perícias. A perícia médica oficial é necessária em situações relacionadas a licenças médicas, remoções, aposentadorias e readaptações, além de fatos ligados a acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

O diretor do Departamento de Saúde, Previdência e Benefícios da SRH, Sérgio Carneiro, apresentou o novo manual aos participantes do fórum, mostrando os capítulos e explicando a função de cada um deles.

“Esse manual vem padronizar os procedimentos de perícia oficial que são realizados em servidores públicos federais e em seus dependentes. Vai facilitar o trabalho dos peritos e dará mais uniformidade à realização de perícias, independentemente da região geográfica ou do órgão ao qual o servidor está ligado”, afirmou Carneiro.

O secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Paiva Ferreira, também participou do encerramento do encontro. “Agradecemos o apoio que estamos recebendo na implementação dessa grande política de atenção à saúde do servidor, que foi negligenciada por outros governos, mas que estamos conseguindo tirar do papel”, disse o secretário.

Sustentabilidade

Atenta aos critérios de sustentabilidade ambiental, a SRH lançou o manual em papel reciclado, sob a forma de fichário. O fichamento permitirá que os capítulos sejam atualizados com maior facilidade, à medida que a legislação sofre alterações.

Ou seja, em vez de o manual ser republicado na íntegra devido a alguma alteração legal, bastará atualizar o capítulo em questão e agrupar as folhas novas ao fichário, substituindo as antigas, gerando economia de recursos públicos e evitando o desperdício de papel.

Cada um dos participantes recebeu um exemplar impresso do manual, além de uma versão gravada em CD-ROM, para utilização em computadores.

O Manual de Perícia Oficial em Saúde do Servidor também pode ser acessado pela internet, no sítio do Portal SIASS. O endereço é https://www1.siapenet.gov.br/saude/.

Formalizado 1º acordo de cooperação do SIASS

A SRH também formalizou nesta sexta-feira a assinatura de acordo de cooperação técnica para implantação de unidade do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS). Essa é a primeira assinatura que formaliza a implantação de uma unidade do sistema, que vai atender aos Estados da Região Sul. Nessas unidades o servidor receberá atendimento médico como perícias, por exemplo.

A assinatura do documento atende a uma exigência legal para efetiva implantação de unidades físicas do SIASS. Assinaram o documento o secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Paiva Ferreira; o diretor do Departamento de Saúde, Previdência e Benefícios da SRH, Sérgio Carneiro; a superintendente regional sul do INSS, Eliane Schimidt; e a gestora da unidade do SIASS no INSS de Curitiba, Marisa Franceschi.

Após a assinatura, a superintendente regional do INSS, Eliane Schimidt, avaliou como positiva a iniciativa do governo de criar unidades físicas para atender as demandas de saúde do servidor público federal.

“Era uma dívida que o governo tinha com o servidor. Saber que há um sistema para cuidar de nós quando estamos fragilizados na saúde é um prazer enorme. Houve um período no serviço público em que os servidores eram tratados de outro modo mas é bom vermos que superamos essa fase. O Estado brasileiro olha para seus funcionários e os reconhece como trabalhadores”, afirmou Eliane.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra