sexta-feira, 9 de abril de 2010

Gula por controle de estatais


Autor(es): Karla Mendes e Denise Rothenburg
Correio Braziliense - 09/04/2010

Principais partidos da base de Lula, PT e PMDB brigam por empresas públicas. Não querem abrir mão nem sequer da quase extinta Telebrás
O troca-troca nos ministérios atiçou a queda de braço entre PT e PMDB por mais cargos no governo. A ambição é tanta que até mesmo a Telebrás — empresa quase extinta em 1998, quando houve o processo de privatização do setor de telecomunicações, e que carrega dívida estimadas em R$ 400 milhões —, entrou no rol de interesses de parlamentares ávidos por tirar proveito desse final da administração Lula. O apetite decorre do desejo do presidente da República de reativar a estatal para coordenar o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), programa que visa levar internet rápida a preços baixos para todos os municípios brasileiros.

Três candidatos estão na briga
(1). Um deles é Rogério Santanna, secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento. “Ele é candidato declarado por tudo que tem trabalhado para que o plano de banda larga saia do papel e pela defesa em prol da reativação da Telebrás”, afirmou ao Correio um funcionário de alto escalão do governo. Santanna, apontado com o primeiro nome do PT para a Telebrás, tem relação bastante estreita com Lula, mas há resistência à sua indicação em torno do presidente. “O (ministro da Fazenda, Guido) Mantega, por exemplo, não gosta dele”, contou o servidor.

As justificativas de Mantega para não avalizar o nome de Santanna são a forma idealista e sonhadora com que o secretário expõe seus projetos e a postura radical em relação às operadoras de telefonia. “Quando Santanna foi para o
Planejamento chegou a propor a reestatização do setor de telefonia. Felizmente, hoje ele não é tão radical. É uma pessoa que evoluiu tanto do ponto de vista político quanto intelectual”, disse outro integrante do governo. Ele lembrou que, caso a Telebrás renasça das cinzas mas Santanna seja preterido, a outra opção do PT seria André Barbosa, assessor especial da Casa Civil. O problema é que também há entraves para a nomeação dele, por ser muito acadêmico. “Ele é um cara para pensar, não para executar”, comparou o funcionário palaciano.

Nada de coveiro

A Telebrás é presidida hoje por Jorge Motta e Silva. Ele está no cargo há cinco anos e conseguiu sobreviver nesse período sem problemas porque ninguém aventava a possibilidade de a estatal voltar a operar. Motta sequer tinha o apoio do ex-ministro das Comunicações Hélio Costa, que deixou o posto para disputar o governo de Minas Gerais pelo PMDB. Ele foi indicado em 2004, antes de Costa assumir o ministério. Mas com a ascensão de José Artur Filardi ao comando da Pasta, acabou ganhando força para continuar no cargo, pois tem boa relação com o novo ministro. Fora isso, se for mantida a linha de que o PMDB é o “dono do pedaço” das Comunicações, sua chance aumenta de continuar onde está, apesar das críticas de não ter formação técnica em telecomunicações.

Dentro do governo, gente graúda diz é que Motta está defendendo aos quatro cantos a sua permanência na Telebrás. O apego do executivo à companhia ficou explícito durante a 38ª Assembleia Geral Ordinária (OGU) da companhia, realizada quarta-feira em Brasília, à qual o Correio teve acesso. Quando questionado por acionistas minoritários sobre a reativação da estatal, ele respondeu: “Se for intenção do governo fechar a Telebrás, peço que me avisem com 24 horas de antecedência, pois não serei eu o seu coveiro”.

Apetite desmedido

Com a garras afiadas, PT e PMDB também se digladiam nos bastidores do governo pelo comando da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Os petistas defendem que a presidência da empresa vinculada ao
Ministério do Planejamento, tradicional feudo do PMDB, fique a cargo de Sílvio Isopo Porto, que hoje responde pela diretoria de Política Agrícola e Informações da empresa. Os peemedebistas, que transferiram Wagner Rossi da presidência da Conab para o lugar de Reinhold Stephanes no ministério pretendem emplacar a todo custo Carlos Magno Brandão para a companhia.


1 - ECT e Serpro
A briga envolvendo a Telebrás vai além. Apesar de já descartada, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), rateada entre o PT e o PMDB, continua sonhando em tocar o plano de internet de banda larga. Com chance real de enterrar de vez a Telebrás está o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), ávido por assumir o programa. A expectativa é de que o presidente Lula ponha um ponto final nesta disputa rapidamente.

O número
R$ 400 milhões
Total das dívidas estimadas para a ex-controladora do sistema de telefonia do país

Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra