sábado, 24 de abril de 2010

URP para servidor depende da Justiça


Autor(es): # Ariadne Sakkis
Correio Braziliense - 24/04/2010

O Ministério do Planejamento avisa que o pagamento da gratificação à categoria está condicionado ao resultado do julgamento da ação pelo TRF na segunda-feira

O pagamento da Unidade de Referência de Preços (URP), equivalente a 26,05% dos salários, aos servidores da Universidade de Brasília (UnB) depende de decisão do Tribunal Regional Federal. O julgamento do mérito da ação proposta pelo sindicato que representa a categoria está marcado para segunda-feira. A decisão do governo federal foi anunciada na tarde de ontem, durante reunião entre os representantes dos funcionários, da Presidência da República, do Ministério do Planejamento e da Advocacia-Geral da União. Em greve desde 9 de março, apenas os professores foram plenamente contemplados com o pagamento da gratificação.

O secretário de Recursos Humanos do Planejamento, Duvanier Paiva, garantiu que caso o resultado do julgamento seja favorável aos servidores, será feita uma folha suplementar para os valores atrasados. O encontro de ontem foi determinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo adiantou o chefe de gabinete da Presidência, Swerdenberger Barbosa, terça-feira última, quando o Planalto assumiu a mediação do conflito entre os grevistas e o ministério.

O resultado do encontro não entusiasmou os servidores. “Nossa batalha saiu do campo político para entrar no jurídico. Continuamos sem saber o que vai acontecer com os nossos salários”, disse Cosmo Balbino, coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores da Fundação da UnB (Sintfub).

Protesto

Insatisfeitos com o rumo das negociações, pela manhã, os servidores bloquearam as sete vias de acesso à UnB com pneus em chamas. O ato começou às 7h e também vedou a circulação de funcionários da reitoria da universidade — inclusive dos responsáveis pela homologação da folha de pagamento de técnicos e docentes. A interdição do prédio terminou às 17h. “Fizemos algumas ações para chamar a atenção da população para os problemas que os trabalhadores vivem dentro da UnB. Por isso, o fogo ficou aqui dentro”, explicou Balbino.

De acordo com Balbino, a folha referente a abril foi fechada dia 20, e cerca de 500 servidores, contratados a partir de setembro de 2008, foram excluídos do recebimento da URP. “Além disso, os outros 3.500 funcionários estão recebendo a parcela calculada sobre os salários de 2005, data da liminar que garantiu nosso direito”, explica. Em 15 de abril, o
Planejamento enviou ofício ao reitor José Geraldo de Sousa Junior garantindo apenas para os professores o pagamento da gratificação calculada sobre os salários atuais. No comunicado, os servidores técnico-administrativos foram excluídos do benefício.

O sindicato reagiu e recorreu ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região para que a URP foi estendida a todos e, dessa forma, mantida a mesma decisão judicial de 2005. Na segunda-feira à tarde, a 2ª Turma do TRF julga em primeira instância o mérito da ação. Os manifestantes se concentrarão a partir de 11h, na Praça Chico Mendes, na UnB. “A gente confia na Justiça”, disse Balbino.

Entenda o caso
Benefício pago há 23 anos

A URP é um mecanismo de correção salarial vigente desde 1987 para repor perdas inflacionárias, introduzido pelo chamado Plano Bresser. Em 1989, o pagamento foi suspenso pelo Plano Verão, gerando uma série de batalhas judiciais com o argumento de que a suspensão feria o direito adquirido e violava a Constituição Federal.

Em 1991, a Reitoria da UnB obteve, na Justiça, amparo legal para continuar pagando os valores referentes à URP. Em agosto do ano passado, o Tribunal de Contas da União (TCU) recomendou ao
Ministério do Planejametno a suspensão do acréscimo salarial a servidores que entraram na instituição depois de 2006.

Em novembro, professores e funcionários entraram de greve. A paralisação durou até dezembro. Nova greve foi deflagrada em 9 de março, após o primeiro dia do primeiro semestre letivo. A iniciativa foi tomada em assembleia, que reuniu 164 professores, dos quais 157 votaram a favor da paralisação, seis contra e um se absteve. Atualmente, a URP varia de R$ 300 a R$ 2,5 mil — dependendo do cargo —, representando 26,05% da remuneração dos trabalhadores da UnB.

Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra