terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Negociação possibilita publicação de Portaria que dá maior agilidade no pagamento de exercícios anteriores



Condsef     -     03/01/2012






O Diário Oficial da União (DOU) do dia 23 de dezembro trouxe a publicação da Portaria Conjunta nº 2 (veja aqui) que disciplina critérios para pagamento de despesas de exercícios anteriores de pessoal da administração pública, autarquias e fundações. A Portaria é fruto de negociações entre Condsef e Secretaria de Recursos Humanos (SRH) do Ministério do Planejamento e assegura para este mês o pagamento integral das despesas de exercícios anteriores referentes às gratificações de desempenho regulamentadas a partir de 2010. Além disso, a nova Portaria traz agilidade ao pagamento de exercícios anteriores nas seguintes situações: processos com valores inferiores a R$ 2 mil; remuneração de servidores empossados em dezembro de cada exercício após o fechamento da folha; pagamento de auxílios natalidade, reclusão e funeral, entre outras situações não previstas que poderão ser analisadas pela SRH. Nesses casos o pagamento será feito sem auditoria prévia e por meio de orçamento próprio, o que deve trazer rapidez na solução de pendências.

Ainda de acordo com os critérios estabelecidos, a inclusão, alteração ou exclusão dos valores nominais de exercícios anteriores é de responsabilidade dos dirigentes de recursos humanos de cada órgão que deverão registrar os dados no SIAPE. Para os casos que não se encaixam no pagamento sem auditoria prévia a autorização de exercícios anteriores será feita a partir de alguns critérios descritos na Portaria. Casos como incorporação de função, anistia, cargo comissionado, entre outros que podem ser conferidos na Portaria serão pagos depois de submetidos à prévia auditoria do Sistema de Pessoal Civil da União (SIPEC).

Já processos com valor individual superior a R$ 70 mil somente terão pagamento autorizado mediante manifestação jurídica e atestado de disponibilidade orçamentária pela Secretaria de Orçamento e Finanças do Planejamento. Nos casos em que haja pagamento parcial do valor devido, o restante será quitado nos períodos subseqüentes, também conforme disponibilidade orçamentária.

As informações sobre o pagamento de exercícios anteriores serão disponibilizadas na internet (SIAPEnet). As consultas serão individuais e permitidas somente aos interessados. Situações não contempladas pela Portaria Conjunta nº 2 devem ser avaliadas e ter uma solução apresentada pela SRH.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra