segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

A ‘Pec da Bengala’ quer entrar na pauta



Blog do Noblat     -     02/01/2012





Elio Gaspari, O Globo

No meio das conversas de notáveis do PMDB com ministros do STF, voltou à roda o tema da "PEC da Bengala". Esse é o nome dado ao projeto de emenda constitucional apresentado em 2003 pelo senador Pedro Simon, elevando a idade limite das aposentadorias compulsórias de 70 para 75 anos. A PEC já cumpriu toda sua tramitação e depende apenas de uma votação na Câmara. Mais precisamente, depende de uma decisão do presidente da Casa para colocá-la em votação.

O projeto é matematicamente irrefutável. Quando esse teto foi estabelecido, há mais de 50 anos, a expectativa de vida dos brasileiros era de 55 anos. Hoje ela está em 73,5 anos. A aposentadoria compulsória de servidores públicos mutila uma mão de obra qualificada. 

Levando-se em conta que só ficará na ativa quem quiser, ela não fará mal a ninguém.

Quem não gosta da ideia são os servidores mais jovens, que teriam promoções adiadas. 

Na linha de frente da oposição estão entidades como a Associação dos Magistrados e a Associação dos Juízes Federais, numa sugestão de que há algo de bom na "PEC da Bengala".



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra