terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Advogados da União conseguem ressarcimento de R$ 66 mil recebidos indevidamente por servidor do TRT/RN que alegava direito a benefícios salariais



AGU    -     07/02/2012




A Advocacia-Geral da União (AGU) conseguiu na Justiça que um servidor do Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Norte (TRT/RN) devolva R$ 66 mil ao cofres públicos. O valor é referente ao que foi pago a ele pelo órgão, por força judicial, desde 2002. Na ação, que beneficiou primeiramente o trabalhador, foi alegado que lhe eram devidas somas referentes a função comissionada e acúmulo de Gratificação Pessoal Nominal. Esse recebimento era indevido, o que foi comprovado pela AGU, em defesa do TRT, no decorrer do processo.

Após a reversão do entendimento da Justiça em favor do Tribunal, o servidor argumentou que não deveria devolver o dinheiro, afirmando que os valores foram recebidos de boa-fé. No entanto, a Procuradoria da União no estado do Rio Grande do Norte (PU/RN) explicou que só são reconhecidos como boa-fé os pagamentos feitos por erro da Administração Pública, o que não foi o caso, já que a quantia foi depositada por uma determinação liminar conquistada pelo reclamante na Justiça.

Os advogados públicos apontaram que a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça garante que a União cobre a restituição dos valores pagos indevidamente, por força de decisão judicial, e explicaram que a não devolução do montante pode ser encarada como enriquecimento ilícito.

O juízo da 4ª Vara Federal acolheu todos os argumentos apresentados pela AGU e determinou o ressarcimento aos cofres públicos. A sentença destaca que "É fácil perceber que o recebimento da referida quantia por parte do demandante não se deu em razão de erro da Administração, mas, sim, por ordem judicial em sede de tutela antecipada. Assim, o pagamento foi realizado, na verdade, contra a vontade da Administração, que desde o início da demanda resistiu à pretensão do autor de ter reconhecido o benefício acima mencionado."


A PU/RN é uma unidade da Procuradoria-Geral da União, órgão da AGU.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra