terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Câmara dos Deputados começa sessão para votar o Funpresp



Agência Brasil     -     28/02/2012





Brasília - A sessão extraordinária da Câmara para a discussão e votação do projeto de lei, que cria a Fundação de Previdência Complementar dos Servidores Públicos Federais (Funpresp), foi iniciada há pouco, após o presidente da Casa, deputado Marco Maia (PT-RS), encerrar a sessão ordinária destinada à apreciação de medidas provisórias.

O encerramento se deu porque o relator da Medida Provisória (MP) 547, deputado Glauber Braga (PSB-RJ), pediu prazo para apresentar seu parecer. A MP autoriza o governo a criar um cadastro nacional com informações sobre áreas que podem sofrer deslizamentos e outros acidentes graves. Como a matéria está trancando a pauta nenhuma outra poderia ser votada sem sua apreciação.

O líder do governo, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), disse acreditar que o projeto será aprovado hoje com apoio da ampla maioria dos deputados, ressalvados os destaques que visam a alterar o texto apresentado pelo relator, deputado Rogério Carvalho (PT-SE). O projeto propõe a criação de três fundos complementares de previdência para atender aos servidores do Executivo, Legislativo e Judiciário.

Pelo texto, com a criação da Funpresp a União irá assegurar aos futuros servidores públicos a aposentadoria máxima igual a que é paga aos servidores do Regime Geral da Previdência. Quem quiser ter uma aposentadoria maior terá que participar de um dos fundos de previdência complementar (Executivo, Legislativo ou Judiciário). A contribuição será paritária de 8,5 %.

Em relação aos servidores do Ministério Público da União, o texto previa que eles deveriam se filiar ao fundo do Executivo, no entanto, segundo o líder do PR, deputado Lincoln Portela (MG), foi feito um acordo retirando os servidores do MP do fundo do Executivo e estabelecendo que a definição sobre a que fundo eles deverão ingressar se dará na regulamentação dos fundos complementares.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra