domingo, 5 de fevereiro de 2012

Fim da aposentadoria integral



Correio Braziliense      -      05/02/2012





A Câmara dos Deputados deve aprovar até a quarta-feira o Fundo de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp). Modificada pelo relator, deputado Ricardo Berzoini (PT-SP), a reforma cria três fundos de previdência complementar para os futuros servidores públicos federais: um para o Executivo, outro para o Legislativo e um terceiro para o Judiciário. Setores do funcionalismo criticam o projeto, mas a avaliação do governo é de que eles não têm poder de mobilização para inviabilizar a aprovação.

Os funcionários contratados após a sua vigência terão as aposentadorias equiparadas ao teto máximo do regime geral da previdência: R$ 3.916,20. Ou seja, o mesmo teto das aposentadorias dos trabalhadores com carteira assinada. O governo, enquanto patrocinador do fundo, contribuirá com 8,5% sobre a parcela da base de contribuição que exceder esse teto. Já a alíquota do servidor será decidida pelo próprio funcionário.

O líder do governo, Cândido Vaccarezza, acredita que a aprovação da nova Previdência terá ampla maioria. "O PT teve suas emendas aceitas pela Fazenda. Também fechamos um acordo com o PSDB, o DEM e o PPS para garantir a votação". A aprovação do projeto permitirá que o Ministério da Previdência equilibre suas contas. Sem a reforma, argumenta o governo, o sistema previdenciário entraria em colapso daqui a 30 anos.

Chega junto
O líder do PMDB, Henrique Eduardo Alves (foto), do RN, negou qualquer possibilidade de o partido criar problemas para aprovação do Fundo de Previdência Complementar do Servidor apesar das demissões de peemedebistas no Ministério da Previdência. "Isso é um assunto ultrapassado. O PMDB vota a favor da reforma, que é uma proposta do ministro Garibaldi Alves (Previdência), nosso correligionário." Henrique e Garibaldi são primos.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra