quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Para os servidores, sobram incógnitas



GRASIELLE CASTRO
Correio Braziliense    -     29/02/2012





Embora a mudança na aposentadoria dos servidores públicos federais esteja tramitando no Congresso Nacional, os próprios funcionários da ativa e os concurseiros que sonham com as benesses do funcionalismo ainda têm dúvidas com relação à proposta. As principais queixas se referem à gestão e atribuições da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp). Segundo eles, ainda falta esclarecer o mecanismo de desconto da remuneração que será destinado ao fundo e a possibilidade de o trabalhador encerrar a carreira com uma remuneração maior.

A funcionária do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDF) Jandiara Casemiro, 32 anos, faz parte do grupo daqueles que cobram esclarecimentos sobre a nova aposentadoria. A princípio, ela diz que não trocaria o método atual pela nova proposta. "Não vou abrir mão de um direito que eu tenho hoje. Talvez se eu estivesse perto de aposentar, eu não faria concurso sabendo que poderia me aposentar com um salário menor", afirma.

Apesar de não enxergar vantagem na alteração do sistema de previdência, Jandiara ainda acredita que o serviço público é uma boa opção. Há nove anos como funcionária do governo, a técnica, que é formada em matemática, já passou em outros dois concursos e trabalhou na Secretaria de Educação e no Colégio Militar. "Passei no TJDF para nível médio e o salário é maior do que o que eu ganhava como professora. Ou seja, se eu fosse entrar depois que essa lei entrasse em vigor, ainda assim seria melhor do que ter continuado como professora", ressaltou.

Dúvidas no ar
O concurseiro Jonatas Santiago, 25 anos, que está há quase um ano estudando para a seleção do Senado, também concorda que mesmo sem o benefício atual, o funcionalismo público ainda é uma grande oportunidade. Com a mudança, ele vê, inclusive, uma brecha para ganhar mais dinheiro ao se aposentar. "Pelo que eu entendi, a medida é boa porque dá mais opções para investir o dinheiro. Com a alíquota menor para quem optar pelo fundo, dá para fazer o dinheiro render mais em outras carteiras. Em vez de a aposentadoria ficar fixada no valor do salário da ativa, eu posso ter economizado mais, meu dinheiro pode ter rendido mais do que nas mãos do governo e posso ganhar mais, tendo uma vida de aposentado tranquila", explicou.

Ainda assim, Jonatas acredita que faltam explicações. "O projeto não está claro, o fundo ainda me confunde", reclamou. Se passar no concurso do Senado, o jovem, formado em Tecnologia da Informação, poderá se dedicar ao que realmente sonha: a música. "Eu teria mais tempo. E isso eu não conseguiria na iniciativa privada".

O principal argumento do governo para mudar o sistema de aposentadoria é o deficit da Previdência, estimado em R$ 39,106 bilhões, o equivalente a 0,9% do Produto Interno Bruto (PIB). Cobrir esse rombo é a mesma justificativa da estudante de ciências contábeis, Bárbara de Oliveira, 19 anos, para ser favorável à alteração do sistema.

Na opinião da estudante e concurseira, quem passa em um concurso e vai ganhar mais que o teto do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) — hoje fixado em R$ 3,9 mil — tem condições de manter uma previdência privada. "Na iniciativa privada é assim, porque que no regime público não pode ser?", questionou.

Entidades do Judiciário dizem que faltou debate
As principais associações representantes da magistratura e do Ministério Público criticaram a votação da Funpresp. Em nota divulgada à imprensa, nove entidades dizem lamentar que o projeto "de tão grave importância esteja sendo pautado pela Câmara sem o prévio esgotamento do debate público sobre o seu conteúdo". As associações destacam que tem havido falta de transparência na apreciação da matéria. "Esperam as entidades que o parlamento e cada parlamentar reflitam sobre o papel institucional que desempenha neste momento, rejeitando a proposta que fragiliza a Previdência nacional e fortalece os interesses econômicos privados", destaca a nota.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra