terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

PROJETO ESPLANADA SUSTENTÁVEL CAPACITA GESTORES E SERVIDORES PÚBLICOS



MPOG     -    07/02/2012




Brasília - Inserir a eficiência e a sustentabilidade no âmbito da gestão pública brasileira e capacitar gestores e servidores públicos. Com esse objetivo, o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), por meio da Secretaria de Orçamento Federal (SOF), em parceria com outros órgãos, realiza a 1ª Oficina do Projeto Esplanada Sustentável, que teve início nesta segunda-feira (06).

A Oficina tem por objetivo informar e dar treinamento aos gestores públicos, com foco na implantação dos programas que compõem o Projeto, tais como o Programa de Eficiência do Gasto (PEG), Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), no âmbito do Plano Nacional e de Eficiência Energética (PNEF), Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) e Coleta Seletiva Solidária.

O Projeto Esplanada Sustentável é fruto do esforço conjunto e da articulação entre os ministérios do Planejamento, Orçamento e Gestão, Meio Ambiente (MMA), de Minas e Energia (MME) e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Presentes à mesa de abertura do evento, o secretário de Orçamento Federal do MP, Eliomar Rios, o secretário executivo adjunto do MDS, Marcelo Cardona, o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do MME, Altino Ventura Filho, o diretor-geral da ESAF, Alexandre Motta, o diretor da Área Ambiental do TCU, Fernando Dornas, e o diretor de Cidadania e Responsabilidade Socioambiental do MMA, Geraldo Vítor de Abreu.

Em sua fala, o secretário de Orçamento Federal, Eliomar Rios, enfatizou a importância da iniciativa integrada para melhoria da gestão dos recursos públicos. “Queremos incentivar as boas práticas, para atingir melhores resultados com os recursos disponíveis. Nós, como órgão central de planejamento e orçamento, temos que reconhecer os bons gestores e apoiá-los”, disse.

Economia e sustentabilidade

Geraldo Vítor de Abreu, representante do MMA, lembrou que a inclusão do tema sustentabilidade na agenda pública brasileira é muito oportuna, e converge com o que será debatido em junho deste ano, na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável - Rio+20, onde deverá contribuir para a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.

O público–alvo da oficina são gestores e servidores públicos da área administrativa dos ministérios, que exerçam atividades nos prédios da Esplanada dos Ministérios. A ideia é também sensibilizar os subsecretários de Planejamento, Orçamento e Administração e coordenadores-gerais para a importância do trabalho conjunto.

A oficina Esplanada Sustentável acontece até quinta-feira, 09/02, no Salão Nobre da Escola de Administração Fazendária – ESAF.

O Programa de Eficiência do Gasto, que compõe o Projeto Esplanada Sustentável, é coordenado pela Secretaria de Orçamento Federal do Ministério do Planejamento. Tem por objetivo melhorar a qualidade do gasto público, em especial os gastos administrativos, eliminando o desperdício e promovendo a melhoria contínua da gestão dos processos, assim otimizando a prestação de bens e serviços aos cidadãos.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra